Qual a diferença entre Escandinávia e Países Nórdicos?

países nórdicos

Nos mudamos a um novo país e vamos viver novas aventuras morando por um tempo na gelada Finlândia! Já tem um tempo que sei que esse seria nosso novo destino, então comecei as pesquisas básicas sobre o país porque realmente sei muito pouco: que é a terra do Papai Noel, que de lá saíram ótimos pilotos de Fórmula 1, que dá pra ver a aurora boreal, que os finlandeses são chegados numa sauna e que a Finlândia é um país nórdi... escandina... ops

Então, as primeiras dúvidas:

- Qual a diferença entre Escandinávia e os Países Nórdicos?
- A Finlândia é um país nórdico ou escandinavo? 

Em várias partes do mundo, as pessoas usam as duas palavras como sinônimas, mas parece que não é bem assim a coisa.

A confusão pra nós pode ser perdoada, já que geográfica e economicamente as regiões são muito parecidas, além de possuírem uma mistura cultural e linguística e um passado histórico em comum.

As explicações são diversas e confundem ainda mais. A bagunça é mais ou menos assim:

Originalmente, a Escandinávia era formada por Noruega e Suécia, depois incluiu-se a DinamarcaFinlândia Islândia estão ali pertinho, então houve uma mistura de culturas e idiomas. Pra evitar confusão, criaram uma maneira de referir-se aos cinco países, que foram chamados Países Nórdicos.

Tem ainda os Países Bálticos, que não são considerados nórdicos, mas têm uma estreita relação com eles. A Groenlândia, pela proximidade e por depender politicamente da Dinamarca,  faz parte do Conselho Nórdico, apesar de pertencer ao continente americano.

Países como Alemanha e Reino Unido aceitam formações diferentes, o que bagunça ainda mais a bagunça.

Pra tentar resolver a dúvida definitivamente de se a Finlândia pode ser considerada um país escandinavo, mandei a pergunta a alguns lugares, dentre eles para o Conselho Nórdico de Ministros, um órgão oficial de políticos dos países e regiões autônomas que compõem os Países Nórdicos, e para o órgão oficial de turismo da Finlândia, o Visit Finland. As respostas foram as seguintes:



A resposta foi assim: "... É verdade que não há definições claras sobre este tema. Alguns diriam que (Escandinávia) é Dinamarca, Suécia e Noruega, mas então inclui Ilhas Faroe e Groenlândia que são parte da Dinamarca? A Península Escandinava consiste somente da Suécia e Noruega. ...". 

Eu entendi que a grande dúvida é se a Dinamarca faria parte. 😵 Além do mais, por definição geográfica de Península Escandinava entram outros países, até mesmo parte da Rússia. Eu disse que o assunto é uma bagunça! No final, me recomendaram consultar o Wikipedia.


Já o Visit Finland foi mais esclarecedor: "... Muitas vezes somos considerados parte da Escandinávia, mas verdadeiramente geograficamente - não somos.

A Escandinávia é a Suécia, a Noruega e a Dinamarca. Às vezes, quando as pessoas falam sobre a Escandinávia, elas também falam sobre a Finlândia e a Islândia.

"A Escandinávia se refere à Dinamarca, Noruega e Suécia. Algumas fontes defendem a inclusão das Ilhas Faroe, da Finlândia e da Islândia, embora essa região mais ampla seja geralmente conhecida pelos países em questão como Norden, os países Nórdicos..."

Bom, perguntei a alguns poucos finlandeses e eles disseram que são nórdicos.

Como não há uma definição oficial, depois de todas essas pesquisas, pra mim, geopoliticamente o uso dos termos fica assim:

escandinávia e países nórdicos

Escandinávia

Região geopolítica e cultural composta por Suécia, Noruega e Dinamarca. Os dois primeiros formam a maior parte da península escandinava.  Já a Dinamarca está na parte da Europa Continental, mas também é considerada um país escandinavo por fatores linguísticos e culturais, já que os três têm uma origem norte-germânica. E os três países foram território viking.

Não há um consenso sobre a origem do nome, então vou deixar esse assunto de lado.

Países Nórdicos

A região é composta pelos países SuéciaNoruega, DinamarcaFinlândia e Islândia e pelas regiões autônomas Aland (Finlândia), Ilhas Faroe (Dinamarca) e Groenlândia (Dinamarca), ou seja, os países escandinavos mais a Finlândia, Islândia e regiões autônomas que pertencem à Dinamarca. O nome já era usado informalmente, e passou a ser usado oficialmente a partir de 1952, quando foi criado o Conselho Nórdico, uma organização interparlamentária de cooperação.

Nesse caso, não há dúvida de quais são os países nórdicos.

Esse assunto dá pano pra manga, hein!!


Planejando uma viagem aos Países Nórdicos? Pode começar olhando essas ofertas de hotéis:

Booking.com

21 comentários

  1. Essas coisas são uma confusão, né? hehehe Fiz intercâmbio na Dinamarca e na Suécia e os meus colegas por lá usavam "Escandinávia" para tratar dos 5 países então pra mim, Escandinávia são os 5 países. Quanto à Groelândia, nunca parei pra pensar ou pesquisar se estava na Europa ou na América ahhaha Mas como minha "irmã" dinamarquesa nasceu lá em Nuuk e era considerada 100% dinamarquesa, pra mim está dentro da Dinamarca e portanto, na Europa hahahhaha. Vai ver q é tipo Ceuta e Melilla, que são cidades espanholas, mas na África rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina do céu, é tão confuso que pra te falar a verdade eu não tô satisfeita com a minha própria explicação, apesar de ter pesquisado muito:D Valeu pela contribuição, vou olhar esse post com mais carinho pra ver se mudo alguma coisa. Bjin

      Excluir
  2. -18 até pinguim liga aquecedor.
    Vem para Floria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Sou tão friorenta que já coloco jaquetão quando está abaixo de 18 positivo mesmo!! Agora que as máximas estão de 11 graus, já vou usar luvas, cachicol e gorro!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nórdicos, Bálticos ou Escandinavos é uma região que parece encantadora e que queremos conhecer. Agora qual a melhor época pra quem não suporta o frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Acho que vai depender um pouco se você vai ao sul ou norte, já no círculo polar. Vou comentar como foi este ano aqui no sul da Finlândia: até final de abril estava frio com algum gelo ainda pelas ruas. Depois foi melhorando, mas a gente ainda tinha que usar uma jaquetinha. Junho, julho e agosto foram bem quentes, mas dizem que foi um ano atípico, que o normal do verão por aqui é ser fresco. E agora, na última semana de setembro que as temperaturas cairam, chegando a máximas de 11oC. Resumindo, acho que pra escapar do frio, a melhor época seria de maio a setembro. :)

      Excluir
  5. Muito obrigado Lidiane. Suas informações foram ótimas. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria! Já conheço a Islândia, amei!! Voltaria fácil!
    Quero muito ver a aurora boreal, qual melhor país dentre eles e qual a melhor época?
    Obrigado!
    Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henrique! Obrigada!
      Também quero muito ver a aurora e minha primeira tentativa falhou :(
      A aurora boreal pode ser mais facilmente vista nas regiões dentro do círculo polar ártico, e com menos frequência, um pouco mais abaixo. Em várias partes de países como Rússia, Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Groenlândia, Canadá e Estados Unidos ela pode ser vista. Como é um fenômeno da natureza, não há certeza de que aconteça e nem de que conseguiremos vê-la. Elas podem ser vistas de setembro a abril, mas o tempo pode estar nublado, por exemplo, e não conseguiremos vê-la. Estive na metade de novembro em Rovaniemi (Lapônia), mas não houve atividade solar forte e o céu estava nublado. Um fracasso! Na metade de outubro aconteceu uma aqui no sul da Finlândia, em Helsinque, onde é raro acontecer (e eu dormindo, outro fracasso). Me falaram que janeiro e fevereiro é melhor porque o céu está mais limpo. Então acho que depende muito da sorte também. Vou esperar chegar esses meses e conforme esteja o tempo, vou contratar um safári de caçar aurora! Deve ser maravilhoso, que a gente tenha sorte!

      Excluir
  7. É confuso, mas são paises encantadores, belas paisagens naturais, eu acho que escandinavia mesmo é só Suécia e Noruega, a Dinamarca entrou depois, dái as 3 mais a Islandia, Finlandia e as regiões autonomas, pelo menos eu defino assim kkk

    ResponderExcluir
  8. os 3 mais a Islandia, Finlandia e as regiões autonomas são os paises nordicos, assim eu defino kkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a Groelândia é dos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  10. Cada pessoa que se propôe a dispõr de seu valioso tempo,para nos trazer informações tão ricas ,e tão fascinantes,só me resta dar os meus parabéns com todo meu respeito!

    ResponderExcluir
  11. Quem também está aqui por causa da série Vikings? Kkkk

    ResponderExcluir
  12. Era essa a resposta que eu estava procurando.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Topo