Ronda - Lugares Interessantes Pra Visitar

ronda

Ronda é uma das cidades mais antigas da Espanha e por ela passaram todos os povos que chegaram à Península Ibérica dentre eles os romanos, os árabes e os cristãos. É claro que patrimônio cultural e lugares interessantes pra ver não vão faltar.

Faz parte da rota dos Pueblos Blancos da Andaluzia, que são as várias cidades da região que têm as casas pintadas de cal branco para repelir o calor.


Eu tinha muita curiosidade de conhecer a cidade já que ela sempre aparece em listas de lugares mais bonitos.  Muito dessa fama é pela impressionante ponte que une duas partes da cidade, que sem dúvida, faz valer qualquer visita. Deixo aqui uma listinha com o imprescindível pra conhecer a cidade.

ronda

ronda

Puente Nuevo (Ponte Nova)

A marca da cidade! Essa maravilha da arquitetura une a parte antiga e a parte nova da cidade, separadas naturalmente pelo Tajo de Ronda, um desfiladeiro de 120m. de altura, por onde passa lá embaixo o Rio Guadalevín*. 

* Uma explicação pra evitar confusão: muita gente pensa que o rio que passa por Ronda é o Tajo, que nasce na Espanha com esse nome e desemboca em Portugal com o nome de Rio Tejo. No caso de Ronda, Tajo se refere ao desfiladeiro.

Bom, a ponte não é tão nova assim, já que foi inaugurada em 1793, depois de quase 40 anos de obras. Foi preciso garantir que tudo fosse bem, já que a ponte construída anteriormente durou só seis anos, desmoronando em 1741 e matando 50 pessoas.

ronda

ronda

Para a construção da Ponte Nova foi utilizado material do próprio desfiladeiro, o que garantiu um efeito natural, como se essa ponte de 98 m. de altura tivesse sido esculpida na própria rocha.

Outras curiosidades: sabe aquela janelinha lá no alto? Serviu de prisão, depois foi um restaurante e hoje funciona como um museu, contando a história da ponte. Dentre elas, uma triste: durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39), muitas pessoas foram jogadas da ponte morrendo em seu precipício.

ronda

Dá pra vê-la muito bem de várias partes, mas se você quiser uma foto de cartão-postal, é só descer por um caminho muito fácil de chegar. Depois de atravessar a ponte, vire a primeira rua à direita e continue até chegar na Plaza de Maria Auxiliadora. Aí está o caminho que te mostrará uma das vistas mais conhecidas do Tajo de Ronda. Não é complicado de descer, mas com carrinho de bebê ou criança pequena a coisa muda de figura. No final você pode ver umas ruínas de moinhos e da Puerta de Cristo.

ronda

ronda

Balcón del Coño e Alameda

É muito agradável passear pelas árvores e fontes da Alameda com seu desenho romântico do séc. XIX, e lá no final ter umas vistas maravilhosas da Sierra de Ronda. Andando um pouco mais, encontramos o Balcón del Coño, um dos mirantes com as vistas mais bonitas do Tajo.

ronda


ronda

ronda


Bem, deixa eu tentar explicar o porquê do nome. É porque quem chega na beirada, vê as vistas e diz: ¡Coño! 
Literalmente quer dizer um palavrão, o nosso b%@€*a 🙊, mas também é usado pra indicar surpresa, nesse caso, pela sensação de medo ao olhar o precipício.

É realmente lindo. Mas tô chegando à conclusão de que pra qualquer lugar que se olhe, só se vê beleza.

ronda

ronda

ronda

Jardines de Cuenca (Jardins de Cuenca)

Os Jardines de Cuenca são um grupo de varandas construídas na beira do desfiladeiro. Ronda e a cidade de Cuenca são cidades-irmãs, por isso a homenagem ao nome, já que Cuenca também tem casas penduradas na pedra, assim como estão algumas em Ronda.

ronda

Puente Viejo (Ponte Velha)

Depois da construção do atual Puente Nuevo, essa ponte passou a ser considerada a antiga. Não se sabe muito bem de que ano é, mas muitos historiadores acham que é de 1616, reconstruída sobre os restos de uma ponte árabe. Apesar da fama da irmã mais nova, essa ponte também tem seu charme, sem mencionar que foi de grande utilidade nos tempos mais antigos.

Até aqui, estão as atrações diretamente ligadas ao Tajo de Ronda, essas que dá pra ver sem se mover muito do que é o desfiladeiro. Mas Ronda tem muito mais atrações que merecem ser visitadas.

O Que Mais Ver em Ronda

Plaza de Toros

Ronda é conhecida como o berço das touradas. Sua Praça de Touros é a mais antiga das praças destinadas à tourada moderna e foi construída pelo mesmo arquiteto que construiu a Ponte Nova. Pode ser visitada, inclusive tem um museu dedicado ao mundo taurino. Você pode saber um pouco mais sobre a Praça de Touros de Ronda clicando aqui.

ronda plaza toros

ronda plaza toros

Palácio de Mondragón

É a sede do museu arqueológico municipal. O edifício foi construído em 1314 em estilo mudéjar (estilo de reinos cristãos da Península Ibérica, que usava elementos árabes). Foi utilizada pelo filho so sultão do Marrocos, e anos mais tarde, pelos reis católicos Isabel e Fernando.

Palácio del Rey Moro e a Mina

Há uma lenda que diz que que o palácio pertencia ao rei Almonated, que bebia vinho no crânio dos seus inimigos. O jardim do palácio dá acesso à uma escada que desce ao rio por 231 degraus. Essa é a mina! Durante muito tempo foi a única fonte de água da cidade, que era levada ao alto por escravos.

Baños Árabes

Os banhos árabes de Ronda são os mais conservados da Espanha.

Baños Árabes (foto:Astuto Roedor)

Plaza de la Duquesa de Placent e Iglesia Santa María la Mayor

Subindo pelo bairro São Francisco, o bairro mais indicado pelo pessoal da cidade pra tomar uma coisinha num lugar agradável, está a Praça da Duquesa de Placent, também de inspiração mudéjar, encantadora e cheia de monumentos. Edifícios como o Ayuntamiento (Prefeitura), um convento e a Igreja de Santa Maria.

A igreja foi construída nos restos de uma mesquita, usando os estilos gótico e renascentista. Dá pra imaginar a mistura? Ficou bem bonita.

ronda

ronda

ronda


Onde Comer? Aproveitando que estamos falando da praça, nela comemos num lugar muito agradável, que parece totalmente integrado ao entorno. Comemos no Terraza Bar El Castillo. Preço e quantidade normais para um lugar tão turístico. Recomendo.


ronda

ronda

ronda

Se você tiver interesse em entrar em todas as atrações, acho que precisa no mínimo 2 dias. Está tudo relativamente perto, mas gasta tempo olhar tanta belezura, né! Mas só de ver o imponente Puente Nuevo e andar pelo centro histórico com suas casinhas brancas já vale a visita.  Só isso, olhar onde quer que se olhe!

ronda

ronda

ronda

ronda

ronda

Pra saber mais: http://www.turismoderonda.es/es/

2 comentários

  1. Que lugar maravilhoso!!! Morrendo de inveja! A arquitetura é fantástica e ainda esta bastante conservado. Obrigado pelas dicas...

    ResponderExcluir
  2. Conheço Ronda. Mas você me fez conhecê-la mais. Lindas fotos, parabéns pela imagens e textos.

    ResponderExcluir

Topo