Rovaniemi, a terra do Papai Noel no Polo Norte - Como chegar?



Quando eu era criança, sempre escutava que o Papai Noel morava no Polo Norte. Até já escrevi cartinha pra sua casa na Lapônia!

Naquela época, não imaginava que um dia teria a oportunidade de visitá-lo, conhecer sua casa, sua cidade, sua caverna encantada ...

Contei em outros posts como foi nossa visita ao Santa Claus Village e ao Santa Park, dois locais imperdíveis pra quem vai à cidade atrás do Papai Noel, mas nesse post vou explicar como chegar à cidade e como se locomover nela.


Rovaniemi, a cidade oficial do Papai Noel

Rovaniemi é a cidade oficial do Papai Noel, onde estão o Santa Claus Village, uma aldeia a 8 km. do centro da cidade, e o Santa Park, uma parque temático a 5 km. do centro, dentro de uma montanha, onde está a fábrica  do Bom Velhinho.

Rovaniemi é a capital da Lapônia, está situada no norte da Finlândia justo na linha imaginária onde começa o Círculo Polar Ártico. É a porta de entrada para uma das regiões mais desabitadas do planeta.

Conselhos Importantes sobre Transporte

Como chegar

Avião:

Há voos diários operados pela Finnair e pela Norwegian saindo de Helsinque.

Durante algumas épocas do ano, há voos entre Londres e Rovaniemi operados pela Norwegian e pela easyJet

Trem:

As linhas de trem são operadas pela estatal VR e saem de várias cidades finlandesas. Desde Helsinque, uma boa opção é o trem noturno, que possui camas e camarotes. Nas datas que eu podia viajar o preço saia bem parecido com a viagem de avião. Dependendo do seu planejamento, dá pra economizar uma noite de hotel fazendo essa viagem noturna.


Foto: VisitFinland


Ônibus:

A empresa finlandesa Matkahuolto vai a várias partes da Finlândia, inclusive no norte da Lapônia. E há também empresas que fazem o trajeto a Rovaniemi saindo da Suécia e da Noruega.

Carro:

Rovaniemi está no Polo Norte, longe pra caramba! Se for viajar de carro, é bom ter uma noção de condução na neve. Você pode consultar a condição das estradas finlandesas aqui.

Como mover-se dentro da cidade

Rovaniemi é uma cidade pequena, dá pra ir da rodoviária e da estação de trens ao centro da cidade a pé.

Mas do aeroporto ao centro são 8 km. E a distância das duas principais atrações natalinas ao centro são: Santa Park - 5 km. e Santa Claus Village - 8 km.

Então você pode optar pelos seguintes meios de transporte:

Bicicleta:

Há uma ótima ciclovia ligando as atrações, mas convenhamos que fazer turismo em bicicleta no inverno é coisa de louco. 😜

Ônibus:

A linha 8 passa em vários pontos no centro e vai ao Santa Claus Village (a aldeia do Papai Noel).

O ônibus Santa's Express também tem várias paradas dentro da cidade e em teoria vai ao Santa Claus Village, ao Santa Park e ao aeroporto.

Mas tivemos muitos problemas pra usar ônibus na cidade. Os ônibus passam de hora em hora, os horários que nos deram no Posto de Informações Turísticas não batiam com os horários pregados nos pontos, que por sua vez não batiam com os horários que realmente passavam. Conseguimos na sorte!

Outro problema, não entendemos o Santa's Express. Ele nos levou e nos trouxe do Santa Claus Village sem problemas (a não ser esse porém do horário que comentei antes), mas quando perguntávamos se ia ao Santa Park ou ao aeroporto, nos diziam que não. Os horários e preços pra temporada de inverno 2018/19 estão aqui. Mas vai saber se está certo.

Foto: YLE Jyri Tynkkynen


Uma coisa muito importante com relação ao aeroporto: há uns minibus que custam 7€ a passagem e que saem do aeroporto, mas somente quando está chegando um voo. Já no sentido centro-aeroporto, saem da rodoviária e vão pegando passageiros em alguns hotéis do centro 1h15 antes da saída do voo.

Tivemos um problema com a minha passagem de avião e demoramos uma hora pra resolver no guichê da Finnair. Quando resolvemos às 10h30, estávamos sozinhos no aeroporto, já não tinha nem ônibus e nem táxi. Teríamos que esperar o próximo ônibus que só viria quando chegasse o próximo voo, quase 4 horas depois. Era muito tempo perdido pra nós que só íamos estar na cidade somente o fim de semana e já tínhamos planejado ir ao Santa Claus Village, que fechava às 17h.

A solução, chamar um táxi.

Táxi:

Tivemos que recorrer ao táxi umas 3 vezes, a primeira no aeroporto. Há um telefone exclusivo pra ligar na empresa de táxi que manda um carro desde o centro de Rovaniemi. A viagem custou quase 25€. E no dia seguinte para ir do centro ao Santa Park (esperamos pelo ônibus mais de 1h e nada dele aparecer); e do Santa Park ao aeroporto.

Em questão de preço saiu mais barato do que se tivéssemos alugado um carro.

Alugar um carro:

Sai mais caro, ainda mais com a cadeirinha de criança, mas sem dúvida evita muita dor de cabeça e te deixa livre pra ir e vir quando e onde quiser. Pensei que o transporte público era eficiente, mas tivemos muitos problemas que pioram quando se tem uma criança pequena e o frio tá de lascar.

Um carro nessa hora também é conveniente pra guardar as malar, quando o check out no alojamento é cedo e o voo sai no final da noite, como foi o nosso caso. (Contarei como fizemos em outro post).


Considerações Finais

Estivemos em Rovaniemi no fim-de-semana de novembro em que oficialmente começou a temporada de Natal no Santa Claus Village e que reabriu o Santa Park. Fazia frio, mas ainda não tinha neve e a época é ruim para ver as auroras por causa do tempo nublado. 

Ou seja, a alta-temporada na cidade estava só começando, o turismo de inverno que é muito forte. 

Talvez, ainda estivessem "acertando as arestas" pra quando a cidade esteja realmente bombando.

Mas no nosso caso, realmente complicou nossa viagem. Fomos com as horas planejadas pra ver as atrações, e se tivéssemos sorte, tentar ver a aurora boreal.

Viajando com criança pequena, as melhores opções pra mim são o táxi ou alugar um carro.

Mais informações, acesse: Visit Rovaniemi

Como foi nossa visita ao Santa Claus Village, a aldeia do Papai Noel.

2 comentários

  1. Em qual semana de novembro vocês foram? Será que em torno do dia 25/11 já tem bastante neve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos dia 17 e não tinha neve naquele ano. Mas uns amigos foram nesse dia ano passado (2022) e já tinha. Então acho que é uma loteria esperar neve nessa época

      Excluir

Topo