Bandeira Azul



Na Europa, todos os anos, é comum vermos em muitas praias uma bandeira azul.

A Bandeira Azul é uma certificação dada pela ONG FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) a praias (marítimas, fluviais e lacustres) e marinas que atendam vários critérios como: qualidade da água e tratamento de esgoto, gestão de resíduos, segurança e proteção costeira, informação e educação ambiental e infra-estrutura.

Após o pedido de adesão por parte da localidade interessada, é feita a análise com base nos critérios já ditos (entre outros). Todos os anos é feita nova avaliação. O jurado é composto, pela FEE, das agências das Nações Unidas para o Turismo (OMT) e para o Meio-ambiente (PNUMA-UNEP) e várias outras instituições ambientais.

O programa começou na França em 1985, e dois anos depois, foi lançado para toda Europa como uma das atividades no “Ano Europeu do Ambiente”.

A partir de 2001, a FEE passou a atuar globalmente e os critérios se tornaram mais rigorosos e unificados, com algumas variações visando atender às condições ambientais específicas de algumas regiões.

Para o Hemisfério Norte, a listagem sai todo dia 29 de maio. Para a temporada 2013, Portugal, com aprox. 1800 km de litoral, possui 280 praias com  Bandeira Azul. Espanha, com seus quase 5000 Km, é líder em certificações, com 551 praias, seguida por Grécia (393), Turquia (383) e França (365).

Com seus critérios rigorosos, com a conscientização e apoio de vários segmentos da sociedade, o Programa contribui para um desenvolvimento sustentável.

É verdade que algumas localidades não querem nem saber do certificado, já que traz um aumento e massificação do turismo, e em alguns casos, degradação.

Seria interessante que mais cidades brasileiras se candidatassem à Bandeira Azul. Com seus quase 8000 km. de litoral, é uma pena, que para a temporada 2012/13, somente 2 praias e 1 marina tiveram a certificação.

O que faltaria no caso brasileiro? Divulgação? Apoio político e social? Conscientização para preservação do meio-ambiente?

Tomara, que algum dia, nossas praias tenham o respeito que merecem, independente de alguma certificação ou não.



2 comentários

  1. Por gentileza, qual seria essas duas praias brasileiras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Para a temporada 2012/13, as praias brasileiras com Bandeira Azul são:
    - Praia do Tombo - Guarujá, SP
    - Prainha - Rio de Janeiro, RJ
    Ainda na categoria "Marina", a que tem a bandeira é a Marina Costabella, em Angra dos Reis, RJ.
    Vamos ver se no próximos anos essa quantidade aumenta! Abç!!!

    ResponderExcluir

Back to Top