O que é a Bandeira Azul das praias europeias?


Muito comum nas praias europeias, a Bandeira Azul é uma certificação dada pela ONG FEE - Foundation for Environmental Education (Fundação para Educação Ambiental) a praias (marítimas, fluviais e lacustres) e marinas que atendam vários critérios como: qualidade da água e tratamento de esgoto, gestão de resíduos, segurança e proteção costeira, informação e educação ambiental e infra-estrutura.

Após o pedido de adesão por parte da localidade interessada, é feita a análise com base nos critérios já ditos (entre outros). Todos os anos é feita nova avaliação. O jurado é composto pela FEE, das agências das Nações Unidas para o Turismo (OMT) e para o Meio-ambiente (PNUMA-UNEP) e várias outras instituições ambientais.

O programa começou na França em 1985 e dois anos depois, foi lançado para toda Europa como uma das atividades no Ano Europeu do Ambiente.

A partir de 2001, a FEE passou a atuar globalmente e os critérios se tornaram mais rigorosos e unificados, com algumas variações visando atender às condições ambientais específicas de algumas regiões.

Para o Hemisfério Norte, a listagem sai todo dia 29 de maio. Para a temporada 2013, Portugal, com aprox. 1800 km de litoral, possuia 280 praias com  Bandeira Azul. Espanha, com seus quase 5000 Km, foi líder em certificações com 551 praias, seguida por Grécia (393), Turquia (383) e França (365).

Com seus critérios rigorosos, com a conscientização e apoio de vários segmentos da sociedade, o programa contribui para um desenvolvimento sustentável.

É verdade que algumas localidades não querem nem saber do certificado, já que traz um aumento e massificação do turismo, e em alguns casos, degradação.

Seria interessante que mais cidades brasileiras se candidatassem à Bandeira Azul. Com seus quase 8000 km. de litoral, é uma pena, que para a temporada 2012/13, somente 2 praias e 1 marina tiveram a certificação.

O que faltaria no caso brasileiro? Divulgação? Apoio político e social? Conscientização para preservação do meio-ambiente?

Tomara, que algum dia, nossas praias tenham o respeito que merecem, independente de alguma certificação ou não.



2 comentários

  1. Por gentileza, qual seria essas duas praias brasileiras.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Para a temporada 2012/13, as praias brasileiras com Bandeira Azul são:
    - Praia do Tombo - Guarujá, SP
    - Prainha - Rio de Janeiro, RJ
    Ainda na categoria "Marina", a que tem a bandeira é a Marina Costabella, em Angra dos Reis, RJ.
    Vamos ver se no próximos anos essa quantidade aumenta! Abç!!!

    ResponderExcluir

Topo