Real Alcázar - Uma Visita Imprescindível em Sevilha

Semana passada ganhei um presentão dos meus cunhados: uma visita noturna teatral ao Alcázar de Sevilla.

Alcázar (em português, Alcáçar ou Alcácer) é um termo espanhol para designar a castelos ou palácios fortificados que eram utilizados pela realeza mulçumana, e posteriormente, reformados pelos reis cristãos.

Os Reales Alcázares de Sevilla são um conjunto de palácios rodeados por uma muralha, distribuídos em 9 hectares. Ao longo de sua história, iniciada no séc. VIII, no período das invasões árabes, foram empregados diversos estilos artísticos como o mudéjar (estilo ibérico que mistura influências árabes e medievais cristãs), o gótico, renascentista e o barroco. Foram ampliados, principalmente, por Pedro I - o Cruel (outros o chamam O Justiceiro) que junto com sua amante*, D. Maria de Padilla, os utilizou como moradia e sede do governo.

(*Ela foi seu verdadeiro amor. Por motivos políticos Pedro foi obrigado a se casar com outras. Tamanho era o amor dos dois, se casaram secretamente. Após a morte de María de Padilla em 1361, aos 27 anos pela peste bubônica, Pedro I assumiu diante da Corte que ela foi sua primeira e única esposa).

Maria de Padilla no "Pátio das Donzelas".

Pedro I no "Pátio das Donzelas".

Pedro I de Castela - O cruel, e  D. Maria de Padilla.

É um dos Palácios em uso mais antigos no mundo, sendo testemunha das diversas culturas e do legado que deixaram em Sevilha. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987, junto com outros monumentos em Sevilha.

Há várias modalidades de visitação, concertos, exposições e conferências.

A que eu ganhei foi a Visita Noturna, guiada por atores do Teatro Clásico de Sevilla. Nela, os atores representam personagens e histórias de várias épocas, todos vinculados ao Alcázar.

Um luxo!!!!

Empregada no "Pátio das Bonecas". O nome dessa sala se deve às nove carinhas de bonecas que foram talhadas em várias partes da coluna. Quem as encontra, também encontra a sorte!


O Rei-Poeta Al-Mu'tamid


A Rainha Isabel II no "Palácio Gótico".

A Rainha Isabel I - a Católica.


A visita tem duração de 75 min. e é feita em grupos de 45 pessoas. Por isso é interessante comprar as entradas com antecedência.

Quem quiser mais informações de horários, preços ou mesmo de história, pode acessar a página oficial: http://www.alcazarsevilla.org/

Foi maravilhoso ter sido transportada para uma noite qualquer do passado.

E se não der para visitar o palácio na noite guiada por esses personagens, vale a pena a visita diurna também. Ver essa arquitetura tão particular, tudo detalhado e lindo, desde o chão ao teto, as paredes, os jardins…

E só uma curiosidade televisiva: O Álcazar de Sevilla foi cenário da 5ª temporada de Game of Thrones. É o palácio Jardim de Águas, residência dos governantes de Dorne.

Ficou com mais vontade ainda de conhecer, né?!

Sala da Justiça

Al-Mu'tamid no Pátio de Gesso

Entrada do Palácio de Pedro I, no Pátio da Montaria.


Inscrição ao redor da cerâmica: "el muy alto et muy noble et muy poderoso et muy conqueridor don Pedro por la gracia de Dios rey de Castilla et de León, mandó fazer estos alcázares et estos palacios et estas portadas que fue fecho en la era de mill et quatrocientos y dos años"

Pátio das Donzelas


Cúpula do Salão dos Embaixadores, representa o céu.

D. Isabel II no Jardim de Tróia

Jardim subterrâneo onde se encontravam os "Banhos de Dona Maria de Padilla."












Nenhum comentário

Topo