Como é Comemorada a Virada do Ano na Espanha

uvas nochevieja

A Espanha tem um costume interessante de comemorar a virada do ano e eu nunca consegui acompanhar.

Uvas e Badaladas

A tradição da Nochevieja (Noite Velha), como é chamado o reveillon espanhol, manda comer 12 uvas, acompanhando as 12 badaladas do relógio, à meia-noite. Quem consegue comer todas, terá sorte e prosperidade no ano que se inicia.

Ainda bem que não sou supersticiosa, porque meu recorde foram quatro míseras uvas! Parabéns pra quem consegue meter 12 uvas na boca em praticamente 12 segundos!

Como em história nada é certo, a origem do costume é controversa. Alguns dizem que vem de alguns vinicultores de Alicante, que em 1909 repartiram a colheita excedente nessa época. Outros dizem que foram vinicultores catalães de Penedés que distribuíram o excedente. Outra teoria atribui a origem das 12 uvas aos Hebreus, que presenteavam seus convidados no final do ano com uma uva por cada hora que haviam passado juntos. Seja como for, o legal é ir mantendo a tradição!

Uvas nochevieja
Doze uvas para a virada. (Foto:Jacinta Lluch)

Esse costume das Campanadas é levado à sério, assim como no Brasil nos vestimos de branco.

As pessoas se reúnem nas praças ou em algum ponto importante da cidade onde tenha algum relógio, comendo as uvas e tomando Cava, o espumante espanhol. 

Nas casas, as famílias acompanham as badaladas pela televisão, que transmite, principalmente, a festa mais conhecida e famosa de Nochevieja da Espanha, as Campanadas de la Puerta del Sol, em Madri. Ali, milhares de pessoas se acotovelam em frente ao relógio da Real Casa de Correos, sede da Comunidade de Madri para fazer sua festa. Em ano de alerta máximo contra o terrorismo, a entrada à Puerta del Sol este ano será limitada pela primeira vez, sendo permitido no máximo 25.000 pessoas.
 
puerta del sol madrid nochevieja
Puerta del Sol, Madri. (Foto:Minutos Arquitectura)

Um fato curioso e engraçado, para muitos frustrante, aconteceu na transmissão da virada 2014/2015 pelo Canal Sur, da Andaluzia. Bem no meio da transmissão das Campanadas, entrou no ar um monte de propagandas. O fato virou “motivo de chacota” em toda Espanha, memes, vídeos virais da reação das famílias andaluzas invadiram a Internet e a televisão, um diretor do canal foi despedido, vários trabalhadores foram sancionados, um fiasco! Fiquem com os vídeos pra rir um pouco!

As "Não" Badaladas do Canal Sur.


                             Reação das famílias que acompanhavam as Badaladas pelo Canal Sur.

Seja como for e onde estivermos, que o próximo ano seja sempre repleto de amor, paz e prosperidade a todos nós! 



3 comentários

  1. Ano passado eu consegui, mas confesso que senti aquela dorzinha nos cantos da boca quando a gente come rápido e acaba rindo ao mesmo tempo! Muito legal!

    ResponderExcluir

Topo