Dia de Reis - O Dia Mais Esperado Pelas Crianças Espanholas

                         
Em muitos países da Europa Central, os presentes de fim-de-ano são dados no Dia de São Nicolau, no dia 6 de dezembro, como contei faz pouco tempo. Em vários outros países, a festa de troca de presentes é feita no dia 25 de dezembro, dia do nascimento de Jesus. Na Espanha, o dia mais esperado pelas crianças é o dia 6 de Janeiro, dia dos Reis Magos, que segundo tradição popular, levaram ao Menino Jesus três presentes com riqueza simbólica: ouro, mirra e incenso.

Na véspera, acontece a Cabalgata de Reyes (Cavalgada de Reis), onde os Três Reis Magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - desfilam  e distribuem balas e doces às crianças. A tradição existe desde o século XIX.


Cabalgata de Reys Oviedo

As crianças assistem a cavalgada no dia 5 e devem ir cedo para cama. Aquelas que se comportatam bem durante o ano, ganham presentes no dia seguinte, trazidos pelos Reis Magos. As que se comportaram mal, ganham carvão. A tradição de dar presentes no dia de Reis é bem forte na Espanha, e é até feriado, mas hoje em dia as crianças, que não são bobas nem nada, também escrevem a cartinha ao Papai Noel! Mais uma vez, culpa da cultura de consumismo, ops, globalização! Ainda assim, 6 de janeiro segue sendo o dia mais esperado pelas crianças espanholas.

Uma comida típica dessa época é o Roscón de Reyes, uma rosca com frutas cristalizadas recheada com chantilly, trufa ou chocolate. Dentro há uma “surpresa”, que geralmente é um bonequinho de rei mago e quem o encontra é o rei da reunião. Como meio de promoção, algumas confeitarias introduzem prêmios, que vão desde cheques até diamantes.

Roscón de Reyes Magos - Bolo Rei
Roscón de Reyes


Cabalgata de Reyes

A cabalgata é um desfile de carros alegóricos e personagens diversos, feita em quase todas as cidades da Espanha no dia 5 de Janeiro (véspera de Reis),  onde a atração principal são os Três Reis Magos.

Alguns lugares mudam o tema a cada ano, como num desfile de carnaval.
A primeira cavalgada começou em 1866 em Alcoy (Alicante) como uma procissão, e depois se espalhou por todo o país.

Estive na Cabalgata de Reyes de Oviedo em 2013, e é uma festa bonita, divertida e muito esperada. Os Reis foram os últimos a desfilar, cada um no seu carro, e quando apareceram, só se ouviam os gritos de felicidade das crianças. Pareciam rockstars!

Cabalgata de Reys Oviedo


Balas e chocolates foram jogadas ao público ao longo do desfile. Achei um pouco perigoso, pois apesar das baias de segurança, tinha criança que entrava correndo no meio do desfile caçando balas, correndo o perigo de ser atropelada por algum cavalo ou carro alegórico.

Desfilam animais, bandas de gaita, bandas de música, estudantes e vários personagens bíblicos e do Oriente.

Esse ano em Barcelona vai ter uma coisa muito legal no desfile! Haverá um bloco de pajens reais que darão balões às crianças que entregarem suas chupetas (na minha terra, bico) voluntariamente.

Vivendo e aprendendo! Já conhecemos três tradições natalinas parecidas com personagens distintos:

São Nicolau -  dia 6 de dezembro na Europa Central
Papai Noel – dia 25 de dezembro nos EUA, Brasil e vários lugares influenciados pela cultura norte-americana.
Reis Magos – dia 6 de janeiro na Espanha, Andorra e alguns países hispano-americanos.

Curiosa para saber o que mais tem por esse mundo afora…

Cabalgata de Reys Oviedo

Cabalgata de Reys Oviedo

Cabalgata de Reys Oviedo

Cabalgata de Reys Oviedo

2 comentários

  1. Muito bom! Vivenciei isso no ano passado em Espanha e Andorra e é pra mim inolvidável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei uma festa linda! E é diferente do que estamos acostumados no Brasil.

      Excluir

Back to Top