Pan Tumaca - Receita à Moda da Casa na Mala

Pan Tumaca - Pão com Tomate

Como tenho morado em alguns países, tenho conhecido mais a fundo a culinária local. Maaaasss, tenho adaptado muita coisa na cozinha de casa! Então, resolvi postar essas receitas adaptadas, mesmo correndo o risco de levar tomate na cara.

E para estrear meu livrinho de receitas à moda da Casa na Mala, vou passar uma receitinha fácil, simples e deliciosa justamente com o tomate! O catalão Pan Tumaca! (ai, que comece a tomatada!)

Antes de mais nada, Pan Tumaca é pão com tomate. Dependendo da região e dialeto também é chamado Pa amb tomàquet, pa amb tomata, pa amb tomaca, pa amb oli ou pan con tomate. Já contarei adiante mais detalhes da receita, que ainda leva azeite de oliva e sal.

Um Pouco da História do Pan Tumaca 

Na verdade, entrar na história dessa comida é entrar em um terreno que não quero me aprofundar, vai além da simples reivindicação da “paternidade” do prato. Entra no terreno político, dos a favor e dos em contra à independência da Catalunha. Catalunha é a Comunidade Autônoma ao nordeste da Espanha que luta por sua independência. Se você perguntar a algum catalão um prato típico da região, a maioria deve responder que é o Pan Tumaca. Mas os murcianos – isso, mUrcianos, da Comunidade Autônoma de Múrcia - também reivindicam serem os criadores da receita.

A origem ancestral desse prato é a Grécia antiga, onde o pão com azeite de oliva já fazia parte da culinária local. O tomate foi levado da América à Europa no século XVI e somente no séc. XVIII começou a ser usado como alimento, antes era mais usado como remédio.

Pão com tomate faz parte da culinária mediterrânea e há várias formas de preparação e apresentação, mas a briguinha é pelo invenção do Pan Tumaca mesmo.

Segundo o jornalista e gastrólogo Néstor Luján, a primeira referência escrita de pão com tomate é de 1884, situando sua origem nas fazendas catalãs.

Há quem diga que o Pan Tumaca foi introduzido na Catalunha por trabalhadores murcianos que construíram o metrô de Barcelona, nos anos 20, que esfregavam tomate no pão dormido, para deixá-lo macio. 

Não vou aprofundar mais nas origens, mas o fato é que, apesar de ser encontrado em toda a Espanha, hoje o Pan Tumaca é conhecido no mundo como prato típico catalão.

Como comer um autêntico Pan Tumaca? 

Pan Tumaca - Pão com Tomate
Presunto Ibérico, acompanhamento mais tradicional do Pan Tumaca.

Quem quer seguir a tradição, deve usar os ingredientes da seguinte maneira: no momento de comer, esfregar meio tomate maduro em uma fatia grande de pão rústico ou caseiro tostado, até que a fatia fique com a superfície toda avermelhada. Depois, alinhamos com azeite por cima e aí temos o Pan Tumaca! Para quem gosta, pode-se esfregar também um dente-de-alho e sal a gosto. Eu amo alho, sempre coloco muito. Simples assim! Pode-se comer  desta maneira ou acompanhado com queijos, embutidos, atum… O acompanhamento mais tradicional é o presunto ibérico.

Pan Tumaca à Moda da Casa na Mala 

Sem dúvida que usar ingredientes frescos é muito melhor, mais saudável e mais saboroso, mas tem dia que dá uma preguicinha!

Nesse caso, temos um truque aqui em casa, que os mais puritanos vão querer me bater.

Nós preparamos o molho e já deixamos pronto para quando der vontade de comer. Mas faço pouca quantidade, porque passado algum tempo, o tomate oxida e fica com gosto de velho. Gosto de fazer à noite, porque já está pronto para o café da manhã e da tarde.

É assim:
Parto um tomate maduro ao meio e ralo as duas metades no buraquinho maior do ralador. Não precisa tirar a pele porque à medida que for ralando, o tomate vai se abrindo e no final só fica a pele. (O mesmo vale se for fazer do modo tradicional, esfregando o tomate diretamente no pão). Como comentei antes, gosto de alho, então ralo meio dente no menor buraquinho do ralador. Às vezes coloco um dente, vai ao gosto do freguês. Depois acrescento umas pitadadinhas de sal e uma colher de azeite. Uma misturadinha e já temos nosso molho!
Última coisa: como com o pão que tiver em casa! ;)

 
Pan Tumaca - Pão com Tomate
Ingredientes do molho para Pan Tumaca da Casa na Mala: tomate, azeite de oliva extra virgem, alho e sal.


Pan Tumaca - Pão com Tomate


 
Pan Tumaca - Pão com Tomate
Nem é tão diferente do orgininal: estão aí o pão, o molho de tomate e o presunto ibérico!

2 comentários

Topo