Hallerbos - A Floresta Azul da Bélgica

Hallerbos Floresta Azul

Já ouviu falar da Floresta Azul? Na cidade de Halle, a uns 30 min. ao sul de Bruxelas, está Hallerbos (floresta de Halle), uma floresta de 542 hectares linda todo o ano, mas exuberante na primavera.

Ali, desde meados de abril até maio, jacintos silvestre azuis cobrem todo o solo formando um lindo tapete.
Outras flores também marcam presença como as anêmonas brancas e os narcisos, mas o que realmente atrai os turistas é a explosão de azul que toma conta da floresta.

Hallerbos Floresta Azul
Anêmonas brancas compartilham espaço com os jacintos azuis. 

Durante a Primeira Guerra Mundial, as árvores foram quase todas destruídas, mas os jacintos continuaram a florescer. Entre as décadas de 30 e 50, o bosque foi totalmente reflorestado, e hoje está recuperado.


Qual a melhor época para ver o tapete azul? 

Os jacintos azuis florescem na primavera (hemisfério norte), principalmente de metade de abril a metade de maio. Não florescem ao mesmo tempo, dependendo do clima e incidência de sol em cada região da floresta. Na página oficial, há um calendário indicando as melhores datas, e a cada dois dias, liberam um boletim de como está sendo a floração.

No dia que fui já estava com um tom bem bonito, mas não do tom azul púrpura que tão famosa fez essa floresta na Europa. E cheirava tão bem!!!

Hallerbos Floresta Azul
Jacintos começam a tomar conta de Hallerbos
Hallerbos Floresta Azul
Jacintos azuis de Hallerbos
Hallerbos Floresta Azul
Primavera em Hallerbos
Hallerbos Floresta Azul
A luz do sol dá várias tonalidades ao bosque
Hallerbos Floresta Azul
Hallerbos

O que mais há? 

Há um museu na parte sul da floresta (não visitei) e mesas para fazer piquenique.

Não vi nenhum banheiro, por isso, saia de casa prevenido ou pare em algum bar nas redondezas.

Por motivos claros, não se pode pisar na grama, ops, nas flores. Temos que seguir sempre pelas estradas ou trilhas. A estradas são bem acessíveis a cadeirantes e carrinhos de bebê.

Pode-se estacionar na área de terra ao redor do bosque e beira de algumas estradinhas.


Com pedido feito previamente, eles dão autorização para ensaios fotográficos e festas infantis. Não preciso comentar que o lugar é o paraíso para fotógrafos!

Hallerbos Floresta Azul
As estradas dentro da floresta estão bem conservadas.




Hallerbos Floresta Azul
Uma das entradas de Hallerbos


Para informações de calendário, como chegar, estacionamento, bares nas redondezas, animais autóctones, história completa e muito mais, acesse a página oficial de Hallerbos.

Um comentário

Topo