7 Dicas Para Aproveitar as Férias em Casa

dicas férias em casa

Verão bombando, sol brilhando no céu, seus amigos viajando pra uma praia paradisíaca e você passando as férias em casa. Pra muita gente essa situação pode ser triste, muitos de nós queremos aproveitar as férias de verão com muita diversão com os amigos e a família numa super viagem.

Mas não se desespere se tiver que passar as férias em casa, sempre há um jeito de aproveitar ao máximo. E o importante é descansar e recarregar as baterias. Olhe sempre o lado positivo e essas dicas pra ter umas agradáveis férias em casa!


1 - Veja o Lado Positivo


Alta Temporada = Preços Altos + Destinos Turísticos Cheios

No verão há as férias escolares e férias de grande parte dos trabalhadores. 

Nessa época em que a maioria quer viajar, os preços dos transportes, restaurantes, hotéis, aluguéis de casas e atrações vão lá nas alturas. Sem falar que os destinos mais concorridos ficam super lotados, o que muitas vezes causa estresse ao invés de relaxar a cuca pra outro ano de labuta.

Viu o lado positivo de ficar em casa? Pode economizar pra viajar na baixa temporada e ter aquela praia paradisíaca toda pra você. 

dicas férias em casa

2 - Conheça e Explore Sua Cidade


Acho que essa é a dica chave pra passar as férias em casa. Por que não passear por sua cidade como se fosse um turista? O turista tem informações valiosas sobre as atrações e está nela somente alguns dias. Você que mora nela e está com tempo livre, pode aproveitar muito mais visitando e conhecendo a história dos lugares.

Vá até um Posto de Informações Turísticas, peça um mapa, informações sobre pontos turísticos e eventos e saia por aí redescobrindo a cidade. Passe por novas ruas, interesse-se pela história, fale com novas pessoas. Aproveita pra visitar os lugares nos dias de semana, que são mais tranquilos. 

dicas férias em casa
Primeira vez nos gramados do Mineirão.

3 - Planejamento e Metas 


Planeje seus passeios como se estivesse organizando uma viagem. Aquela velha história: e depois de atingir a meta, dobre a meta!! 

Por exemplo, você pode colocar como meta ir a um lugar diferente a cada dia. Cinema, teatro, restaurante, exposições, um passeio no parque, um museu, um mirante, ir ao estádio ver seu time... Há muitas opções. Consultar o Posto de Informações Turísticas pode te ajudar mais uma vez.

dicas férias em casa
Rodinha de Samba

4 - Faça Novos Amigos


Porque você tem uma turma de bons amigos, não quer dizer que tenha que fechar a porta às novas amizades. Há várias pessoas na sua cidade que compartilham os mesmos gostos, interesses e paixões. Puxe papo com alguém na fila pra comprar o ingresso pro teatro, participe de excursões e atividades ao ar livre, participe das atividades realizadas pelo Couchsurfing, a maior rede de viajantes do mundo.

Não é fácil num primeiro momento socializar com desconhecidos, ainda mais nos tempos de hoje, tão perigosos, mas trocar meia dúzia de boas palavras com alguém já vai fazer seu dia ser mais produtivo.

dicas férias em casa
Foto com um monte de desconhecidos num festival de músicas.

5- Desconecte-se


Por estar em casa e muito perto dos problemas do trabalho e do dia-a-dia, é muito fácil a gente acabar dando aquela olhadinha no e-mail da empresa. Desconecte-se de tudo isso. Férias é pra relaxar e descansar, não importa onde você esteja.

dicas férias em casa
Deconecte-se e divirta-se! Museu do Mineirão.

6 - Faça Algo Novo


Que tal fazer alguma coisa que não tenha feito antes

Falo de coisas simples, como provar um novo sabor de sorvete, ler um livro que você está ensaiando de começar já faz um tempo, faça um novo corte de cabelo ou uma sessão de massagens, ou até mesmo madrugue pra ver o nascer do sol. 

dicas férias em casa
Primeira vez provando o fígado com jiló do Mercado Central de BH.

dicas férias em casa
E tentando provar pela primeira vez caracóis, quando morava em Portugal. Fiquei na tentativa.

7 - Adquira Hábitos Saudáveis


Quantas vezes você quis começar a malhar ou fazer uma dieta, mas na correria do dia-a-dia sempre deixou pra segunda-feira? 

Adquirir um hábito leva tempo, talvez passar as férias em casa seja uma ótima oportunidade pra colocar seus sonhos em prática.

Levantar cedo, começar a malhar, ler e escrever mais, estudar inglês pela internet, parar de fumar...

Quando você adquirir o hábito, será capaz de continuar o novo ritmo de vida quando voltar com a rotina trabalho/escola.  

dicas férias em casa
Colegas de várias partes do mundo que fiz quando estudava espanhol.


Ter umas ótimas férias em casa dependerá um pouco da sua organização e da vontade que tiver de aproveitar bem esse precioso tempo. Não se deprima, desfrute ao máximo das coisas simples que você nem se lembrava que te davam prazer. E claro, melhor ainda se puder ser com a família e amigos. Boas férias!




Um comentário

  1. Bom dia!!! eu amei as 7 ideias muito boas e vou seguir ,pq eu não me programei pra viajar , estou na reta final de reforma na minha casa, eu pensei que eu iria fica extressada mais vendo essa dicas legais vou

    ResponderExcluir

Topo