Comida Regional Espanhola: Pratos Típicos Para Provar nas Astúrias

Foto: Trevor

Quem vai fazer turismo nas Astúrias, no norte da Espanha, deve ir preparado não só pra ver uma uma linda paisagem natural cheia de montanhas e verde, mas também deve ir com o estômago preparado.

A região é conhecida em toda a Espanha pela boa comida caseira e pela fartura. É uma cozinha riquíssima que usa tanto produtos do mar como os da terra.

E pode esperar a fartura tanto se for à casa de alguém quanto se for a algum restaurante. Normalmente, o prato do dia em qualquer restaurante é um primeiro prato, segundo prato, sobremesa e café por uns 10€. E cada prato desses dá pra alimentar um time de futebol. Exageros à parte, são porções que satisfazem bem.

E se você entra num bar para beber o que quer que seja, um café ou uma cerveja, trazem um aperitivo grátis.

Pra ninguém ficar perdido, aqui estão alguns dos pratos mais típicos asturianos.

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva com blogs da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) com o tema: Gastronomia da Minha Região. No final do post tem os links pra vocês provarem, ops, olharem as delícias que os outros blogueiros trouxeram pra nós!

1- Fabada Asturiana


Esse é o prato estrela, que faz parte das 10 receitas típicas da cozinha espanhola. É uma “feijoada” feita com fabes, um feijão branco típico da região e compango (toucinho, linguiça, chouriço). É um prato “pesado”, desses bons pra dormir uma sesta depois.

Fabada Asturiana

2 – Cachopo


Esse prato é ótimo pra compartilhar com os amigos devido o seu tamanho. Sim, é grande! O Cachopo tradicional consiste em dois bifes imensos de boi recheados com fatias de presunto ibérico (jamón) e queijo. Esse monstro é empanado na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca e depois frito. Hoje, é possível encontrar cachopos com outros recheios.

O cachopo tem um grande inimigo no resto da Espanha: o Sanjacobo, que costuma ser recheado com presunto normal. Nunca diga a um asturiano que cachopo e sanjacobo são a mesma coisa!

Cachopo (foto: Klaussi)

3- Chorizo a la Sidra


O chorizo na Espanha não é a mesma coisa que o nosso chouriço feito de sangue (que na Espanha se chama morcilla). Chorizo espanhol é uma linguiça defumada feita com carne de porco, páprica e outros condimentos.

Bom, o prato tradicional é feito em uma panela de barro e servido em fatias. Quando os chorizos estão levemente dourados é acrescentada a sidra e aumenta-se o fogo pra que a bebida comece a ferver. 

Chorizo a la Sidra (foto: Chispita)

4- Pastel de Cabracho


É um patê feito com cabracho (peixe escorpião), um peixe muito feio mas delicioso. Normalmente, é servido como entrada e acompanhado com torradinhas.


comida asturiana pastel cabracho

5- Pitu de Caleya


São chamados pitu de caleya os frangos criados “na roça”, o nosso famoso frango caipira. Se alimentam de milho, ervas e sementes, e devido ao seu crescimento natural, tem a pele mais escura e com menos gordura.

Pitu de Caleya (foto: Nacho)

6- Pote ou Potaje Asturiano


É um cozido com sustança, onde a estrela é a berza, um tipo de couve típico do norte da Espanha e de Portugal. Leva ainda batata, compango (toucinho, linguiça, chouriço) e pode levar também fabas.

Pote Asturiano (foto: Nacho)

7- Pixín


Outro peixe feio que faz a alegria dos bons-de-garfo! Nas Astúrias ele é conhecido como pixín, no resto da Espanha, rape, e pra nós falantes do português, tamboril. Na região é servido de várias formas: frito, cozido, empanado, ao molho, ou no arroz caldoso.

Fritos de Pixin (foto: Enciclopedia de Gastronomia)

Pixin (foto: José Antonio)

8- Escalopines al Cabrales


São escalopinhos de carne de boi empanados cobertos com um molho de queijo cabrales, um produto típico asturiano. É feito na região de Cabrales e é um queijo azul, daqueles com sabor forte e cheiro de chulé. Formam uma boa parceria!

Escalopines al cabrales (foto: Jorge Bernal)

9- Arroz com Leche


Lá em BH e em Minas, arroz-doce é uma sobremesa típica, como desde pequenininha, então não sei muito bem porque o arroz com leche é considerado prato asturiano. Mas é! Pode não ter sua origem na região, mas é conhecido como um manjar da cozinha asturiana. Talvez pela excelente qualidade do leite da região ou algum toque especial que dão na hora de cozinhar o arroz.

Arroz con leche (foto: Canelita)

10- Sidra


Não é comida, mas é a bebida paixão regional, um símbolo asturiano: a sidra! 

A sidra asturiana é feita de maneira artesanal e há um ritual na hora de ser servida e bebida.  Ritual que tem um motivo.
Pega-se a garrafa e, do alto, deixa-se cair um jato da bebida na lateral do copo (grande, como o da foto), para que se oxigene com o impacto. Tem que ser uma quantidade que dê para ser bebida de uma vez (culín). Mas não se bebe tudo, temos que deixar um restinho no fundo do copo, por quatro motivos (pensava que eram três, mas descobri mais um!):

1 – beber sidra é um acontecimento social, e há o costume de todos do grupo compartilharem o mesmo copo. Esse restinho serve para limpar onde o outro colocou os lábios.
2 – a sidra natural não é filtrada e as impurezas ficam no fundo.
3 – esse restinho já não tem borbulhas que ajudam a dar um toque especial ao paladar.
4 – Devolver à terra o que ela nos deu!

12 comentários

  1. Aquele cachopo parece delicioso! Sorte que já almocei hoje! Rsrss

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito legal a blocagem coletiva e adorei o post!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana!!! Várias comidas super diferentes que nunca tinha ouvido falar. Agora o arroz doce eu amo... é minha perdição!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei tudo! Com certeza vou experimentar todos ao visitar a Espanha :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei com vontade de experimentar todos, sou comilona e não conheço nenhum deles. Irei à Espanha esse ano mas deveremos ficar por Madrid mesmo, mas anotarei as dicas, vai que encontro algum desses pratos por lá :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve encontrar, sim! E se for a algum restaurante asturiano, com certeza tem tudo com fartura e qualidade!

      Excluir

Topo