A Praça de Touros de Ronda - Espanha

praça touros ronda

Ronda é um dos lugares mais lindos pra conhecer na Andaluzia e eu contei sobre suas principais atrações aqui. Hoje eu vou falar um pouquinho de uma das mais famosas e antigas praças de touros da Espanha.

Considerada o berço da tourada moderna, a Plaza de Toros de Ronda foi construída no séc. XVIII toda em pedra, na mesma época da construção da Ponte Nova (Puente Nuevo).


Em 1572, o rei Felipe II fundou a Real Maestranza de Caballería de Ronda, organização de nobres encarregados de reforçar o exército equestre, que treinavam usando os touros. No século XVIII, já com caráter cultural, as touradas a cavalo foram substituídas pela tourada a pé, assim como hoje é conhecida em todo o mundo.

Muitos guias turísticos colocam essa praça como a maior da Espanha, mas não é bem assim:  a Plaza de Toros de Ronda tem capacidade para só 5000 espectadores, mas o círculo central sim, é o maior do mundo com 66 m. de diâmetro, 6 mais que a verdadeira maior praça da Espanha, a de las Ventas, em Madrid.

Outra particularidade, é que todos os assentos estão cobertos.

praça touros ronda

plaza toros ronda

Como é a Visita?

A entrada é feita pelo picadeiro dos cavalos, a tradição equestre ainda tem forte tradição em Ronda. A visita foi pensada para seguir o itinerário dos touros até chegar à praça. Cada curral está bem sinalizado e com explicações.

A praça é realmente linda e bem conservada, e a gente pode andar por tudo.

Depois, o itinerário nos leva ao museu.

Uma importante festa acontece na primeira semana de setembro, é a Feira Goyesca em homenagem a Pedro Romero, considerado o toureiro mais "perfeito" da história. Nessa festa acontece uma grande tourada com os participantes vestidos com roupas de época do estilo dos quadros de Goya. Boa oportunidade pra ver gente famosa e a alta sociedade espanhola.

plaza toros ronda

plaza toros ronda

praça touros ronda

Museo Taurino 

O museu se encontra debaixo das arquibancadas e seu acervo, claro, é dedicado ao mundo dos touros e dos cavalos da Real Maestranza. Os trajes mais importantes dos últimos 2 séculos, coleção de armas usadas nas guerras espanholas, pinturas, gravuras (incluindo uma edição da série Tauromaquia, de Goya), livros e vários objetos, estão bem ordenados, expostos e explicados. E uma coisa que me trouxe um pouco pra realidade: as armas usadas pra matar os touros. Foi chocante.

Entendo toda a paixão que existe e o peso da tradição, mas fazer o animal sofrer em nome da "arte" é muita brutalidade.

Quem sabe num futuro próximo essa visita seja exatamente isso: uma visita ao museu, de uma tradição que existiu em outra época, em outra sociedade, com uma mentalidade que não se encaixa com a atual.

plaza toros ronda

plaza toros ronda

Informações Práticas

Horário de Visitas:
Novembro a fevereiro: de 10h as 18h
Abril a setembro: de 10h as 20h
Março e outubro: de 10h as 19h

Serviço de audioguia: espanhol - inglês - alemão - francês - italiano

Tarifa geral: 7€ (normal) - 8,5€ (com audioguia)

De novembro de 2017 a junho de 2018, as visitas serão gratuitas todos os domingos e segundas, 2 horas antes de fechar.

Saiba mais: Real Maestranza de Caballería de Ronda

plaza toros ronda


plaza toros ronda

Um comentário

  1. Ronda is one of the most beautiful places to visit in Andalusia and I told you about its main attractions here.

    ResponderExcluir

Topo