Usando o Celular na Europa - Adeus, Roaming!


Viajar pela Europa já tem uma despreocupação a menos para o bolso. Desde o dia 15 de junho (2017) entrou em vigor uma nova legislação europeia que elimina as tarifas de roaming das operadoras de telefonia em mais de 28 países da Europa.

Isso vai facilitar bastante a vida de quem, por exemplo, vai fazer uma Eurotrip. Na prática, dá pra comprar um chip de celular em um país europeu e usá-lo na mesma viagem em outros países, sem ter que se preocupar de pagar pelos custos adicionais (e caros) que eram cobrados quando o cliente mudava de país. E convenhamos, é bem chatinho ficar trocando o chip toda hora!

Estas normas se aplicam às ligações de celulares e fixos, envio de mensagens de texto (SMS) e à utilização de serviços de dados no estrangeiro.

Ou seja, quando usar estes serviços enquanto estiver viajando dentro da União Europeia, você pagará o mesmo preço que no país onde contratou os serviços. Chega de levar susto quando chega a fatura telefônica cheia de dígitos!

Atenção!

O fim do roaming não quer dizer que o uso dos serviços será sem restrição. Para evitar fraudes e abusos, foram tomadas medidas de "uso justo" contra o roaming permanente. Por exemplo: as operadoras poderão comprovar a quantidade de tempo que o cliente está usando do serviço roaming durante os últimos 4 meses. Esta e outras medidas de vigilância não deverão afetar o viajante comum, mas as operadoras podem colocar tarifas com limites de uso dos dados.

Onde Comprar o SIM-Card (chip) e Que Tarifas Usar?

Há várias operadoras locais e multinacionais em cada país da Europa, e cada uma delas tem seus preços, promoções e regras de usar a internet. Na hora de comprar seu chip, leve em conta o uso que pretende fazer dele: usar Google Maps, redes sociais, chamadas por Skype, Whatsapp, previsão do tempo e ligações normais são exemplos do que mais usamos numa viagem.

Vou deixar aqui uma lista com as operadoras telefônicas em cada país na Europa. Dando uma passada de olho vi que faltam algumas, mas já é um começo.

Pra comprar o chip, não tem dificuldade. São vendidos em aeroportos, estações de trem e ônibus, papelarias, bancas de revista, supermercados, farmácias... uma infinidade de lugares.

O Que Levar em Consideração ao Usar o Celular na Europa


✓ Lembre-se de levar um celular desbloqueado ou que aceite dois chips (dual SIM).

✓ Como em todo lugar, usar os dados do celular consome muita bateria. Tenha sempre o carregador à mão.

✓ Quando tiver acesso ao Wi-Fi, use-o!

✓ No caso de usar todos os dados que vierem no plano contratado, pode ser que você tenha alguma dificuldade em fazer a recarga em outro país.

✓ Leia sempre a "letra pequena" do contrato.

Para Quais Países Vale a Nova Legislação de Roaming?

A lista completa inclui os 28 países da União Europeia mais associados:
AlemanhaÁustriaBélgicaBulgáriaChipreCroáciaDinamarcaEslováquiaEslovêniaEspanhaEstôniaFinlândiaFrançaGréciaHungriaIrlanda, Islândia, ItáliaLetôniaLiechtenstein,
LituâniaLuxemburgoMalta, Mônaco, Países BaixosPolôniaPortugalRepública ChecaReino UnidoRomênia, San Marino e Suécia.

Andorra e Suíça apesar de estarem na Europa, não aderiram à estas medidas.


E nos Cruzeiros e Viagens de Avião?

O telefone sem custo adicional na tarifa também pode ser usado em cruzeiros e aviões, mas tendo cuidado com a rede, que deve ser terrestre. Se os serviços forem oferecidos via satélite, o custo não tem limites de preço. Por isso, é recomendável desativar os dados e escolher a rede de forma manual e não automática.

Para maiores informações e pra dar uma olhada na lei, consulte a página oficial:
http://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/telecoms-internet/mobile-roaming-costs/index_pt.htm

Nenhum comentário

Topo