Alentejo



É um pouco complicado descrever as terras além Tejo, esse gigante, que ocupa quase um terço do território português.

Mas acho que consegui fazer um post “geralzão” do Alentejo!



Porto Covo (2008)



O Alentejo é uma região portuguesa situada no centro-sul e subdividida em outras cinco, banhada pelo Atlântico e com muitos micro-climas.

Apesar das grandes dimensões geográficas, é a região menos povoada do país, fazendo com que muitos habitantes das aldeias migrem para as cidades da região. Em contra-partida, é cada vez mais frequente a compra de casas rurais por pessoas das grandes cidades e por estrangeiros, atraídos pela beleza, calma e tranquilidade do Alentejo.

Uma vez vi uma entrevista do ator português Ricardo Pereira, e lhe perguntaram se os portugueses faziam piadas de brasileiros, e ele respondeu que as piadas portuguesas eram sobre os alentejanos. Já explico: os alentejanos têm fama de “extrema tranquilidade”, digamos assim. Tranquilidade que não pode ser confundida com preguiça, já que o alentejano tem consigo o suor do trabalho árduo da terra.

Terra que é bem cultivada e nos traz a simplicidade e as maravilhas dos produtos típicos do mediterrâneo: azeite, trigo e vinho.

A cultura da oliveira em Portugal é milenar e o Alentejo destaca-se como região produtora, sendo o azeite essencial à maioria dos pratos típicos alentejanos.





Do trigo, temos o tradicional pão alentejano. Combinando-se ao pão ingredientes aparentemente simples como alho, azeite e algumas ervas do campo, somando-se imaginação de gerações passadas, o resultado não podia ser melhor: pratos saborosos como açorda e as migas.






Migas com Carne de Porco



Outra produção milenar (e bota milenar nisso!!) é a dos vinhos. Antes da primeira exportação do vinho alentejano para Roma, há uns 2000 anos atrás, existem registros históricos da cultura de vinhas na região feita pelos gregos e, antes pelos fenícios e, antes pelos tartessos e, (ufa!) acho que até eles só.  Séculos e séculos depois, à partir de 1989, foi estabelecida a CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), que controla a certificação e regulamentação dos vinhos alentejanos. Com ótima relação preço/qualidade, o vinho do Alentejo vai conquistando cada vez mais seu espaço, inclusive o Brasil. De fevereiro a setembro de 2013 será realizado o concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo do Brasil”, passando por seis cidades brasileiras.




Por toda a região, nas aldeias ou nas cidades maiores, podemos encontrar um amplo patrimônio construído. Fortalezas, castelos, muralhas, igrejas e restos arqueológicos são facilmente encontrados por todo o Alentejo.


Não podemos nos esquecer dos Parques Naturais, criados para proteger o variado e rico patrimônio, com sua flora e fauna bem próprios. Por curiosidade, é aqui que corre o rio considerado o mais limpo da Europa, o rio Mira, que nasce na Serra do Caldeirão e percorre 145 km ao norte, até desaguar no Atlântico, junto a Vila Nova de Milfontes.



Rio Mira, em Vila Nova de Milfontes (2011)


Parque Nacional do Sudoeste Alentejano, na Ilha do Pessegueiro (2008)


Évora e Elvas (ambas Patrimônio Mundial UNESCO), Odemira, Beja, Portalegre e Sines (terra de Vasco da Gama) são algumas das mais importantes.
Seja o que seja que você busca, pode encontrar. Surfar nas águas frias do Atlântico, ficar deitado numa praia só olhando o balanço do mar, um passeio a cavalo, descansar numa casa no campo, passear por alguma praça medieval, participar de algum grande festival de música no verão ou simplesmente comer uma comidinha tradicional acompanhada de um vinho alentejano, são algumas das opções.



Elvas






Templo de Diana, Évora

Muitos bons momentos e amigos nessa terrinha!  





2 comentários

  1. Olá,
    Estou planejando uma viagem em outubro de 2016 para o Alentejo partido de Évora. Voces tem algum roteiro que possam me indicar? A ideia, se posdivel, não é ficar trocando muito de hotel. A princípio ficaríamos baseado em Évora e percorrer as cidades, mas não sabemos se é viável. Podem nos ajudar?
    Meu email é: anammlopes2004@yahoo.com.br
    Grata
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Maria! Não tenho roteiro montado, mas te mandei um email com umas perguntas, para poder te dar indicações mais precisas. Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Topo