Catalunha


Vamos lá ao post geral!

Catalunha é uma comunidade autônoma da Espanha, situada no nordeste da Península Ibérica, e subdividida em 4 províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona.
Faz fronteira com as comunidades autônomas de Aragón (oeste) e Valência (sul), a leste com o lindo Mar Mediterrâneo e a norte com França e Andorra, sendo que a barrreira natural entre esses países são os Pirineus.




Várias línguas são faladas na região, mas as duas principais e oficiais (junto com o aranés) são o espanhol e o catalão. O catalão é uma língua de origem latina, e pra mim parece uma mistura de espanhol, com francês, com português, uma loucura pros meus ouvidos! Não sei bem em outras regiões, mas em Tarragona se fala bastante o catalão. Qualquer loja em que você entre, primeiro te atendem em catalão e, se vêem que a pessoa não fala, aí sim passam ao espanhol. Nas administrações públicas, oficialmente também é usado o catalão.

Muitos catalães são nacionalistas e independentistas e querem a ruptura com a Espanha. Querem a Catalunha como nação soberana, já que possuem história, cultura e língua própria e várias autonomias administrativas (fora os joguinhos políticos que sempre há por trás dessas questões).




A história da ocupação do território catalão vem desde paleolítico médio e passa por muitas culturas colonizadoras, entre elas a grega, a cartaginense (Cartago), a romana, dos visigodos e dos mulçumanos, até que a situação se inverteu e os catalães passaram a expandir seu território. Claro, os restos arqueológicos são inúmeros! Com isso, Patrimônios da Humanidade é o que não faltam na Catalunha! De arquitetura moderna a conjuntos arqueológicos, de arte rupestre a igrejas românicas.

O Turismo é um dos principais setores econômicos, sendo a Catalunha o primeiro destino turístico na Espanha. Os principais atrativos são a cidade de Barcelona (capital da Catalunha), a Costa Brava (litoral norte) e a Costa Dorada (litoral sul, e onde está o parque aquático e de atrações PortAventura, um dos maiores da Europa). Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e tem grande importância cultural, financeira e comercial, além da já falada turística. Possui um dos portos mais importantes do Mediterrâneo, trens de alta-velocidade com ligações a vários pontos da Espanha e França e o Aeroporto Internacional El Prat.


Aproveitando que estamos falando em turismo, o Tribunal Superior de Justicia de Catalunya endossou hoje, uma lei que entrou em vigor em maio de 2011, em que se proíbe  andar pelas ruas nú, semi-nú ou só com roupas de banho. Ou seja, você não pode andar pelas ruas de Barcelona sem camisa, com biquini, ou mesmo peladão! (no Passeio Marítimo e nas ruas perto da praia, sí se puede!) Fiquei imaginando se alguém anda no meio da rua peladão, como se nada estivesse acontecendo? Para meu espanto, até a data em que a lei entrou em vigor, sim, e era totalmente permitido. Olha aí alguns poucos exemplos:







Este senhor é lenda urbana de Barcelona!

Falando em espaço urbano, é obrigatório se falar das Ramblas, que são avenidas largas, cheia de árvores, onde a passagem dos carros é feita nas laterais e o passeio de pedestres, no centro.

Rambla Nova, Tarragona

Com grande tradição esportiva, desde que em 1992 Barcelona foi palco das Olimpíadas, o futebol é rei. Catalunha tem duas equipes de futebol na primeira divisão: o poderoso FC Barcelona, considerado um dos melhores clubes de futebol do mundo, e o RCD Español.  Sou Atlético Mineiro, 100% Galo, mas simpatizo com o Benfica, em Portugal, e com o Barça, na Espanha. Escuta aí que hino mais bonitinho!



Estádio do Barça, Camp Nou. Maior estádio da Europa, com capacidade para 99354 expectadores.

O Circuit de Catalunya (Montmeló) recebe todos os anos o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 e o Grande Prêmio da Catalunha de Motociclismo.


Circuit Montmeló. Olha que sorte, Alonso e Vettel  dando uma voltinha!

Nas artes, destaque para Salvador Dalí e Joan Miró (pintores), Montserrat Caballé e Josep Carreras (cantores de ópera) e Antoni Gaudí (arquiteto).

Na gastronomia, me falta conhecer muita coisa, mas o que tem de tradicional que eu provei e aprovei, é isso aí: calçots, pa amb tomàquet, fuet, butifarra e crema catalana. Depois falo mais sobre cada um.

Como diriam os Looney Tunes, por hoje é só, pessoal!!!

Nenhum comentário

Topo