Sidra Asturiana - muito mais que uma bebida, um ritual

sidra asturiana

Sempre  que vamos a Oviedo, temos que separar um tempinho para um dos mais tradicionais rituais asturianos: tomar um culín de sidra.

A Sidra Asturiana

A sidra é uma bebida atlântica de baixo teor alcoólico feita da maçã, e é produzida em variedades distintas em vários países. Na Espanha, a região das Astúrias é a maior produtora e consumidora de sidra.

Além do mais, nas Astúrias a sidra é muito mais que uma bebida. Em torno da sua elaboração e consumo há toda uma série de costumes, desde o plantio e colheita até o a degustação entre amigos da sidra escanciada.

Na região tem várias sidrerías (bares onde vendem a bebida). Não há cidade, povoado ou bairro que não tenha uma. É um acontecimento social, onde as pessoas se reunem para compartilhar a garrafa e até mesmo o copo.

Por que escanciar a sidra?


Feita de maneira artesanal, há um ritual na hora de ser servida e bebida chamado escanciar

A sidra asturiana é a única que se escancia no mundo, e tem seus motivos:


Pega-se a garrafa e, do alto, deixa-se cair um jato da bebida na lateral do copo grande (próprio para beber sidra), para que se oxigene com o impacto. 

Tem que ser uma quantidade que dê para ser bebida de uma vez (culín), normalmente 2 dedos. Mas não se bebe tudo, temos que deixar um restinho no fundo do copo, por quatro motivos:

1 – beber sidra é um acontecimento social, e há o costume de todos do grupo compartilharem o mesmo copo. Esse restinho serve para limpar a beirada do copo onde o colega colocou os lábios;

2 – a sidra natural não é filtrada e as impurezas ficam no fundo;

3 – esse restinho já não tem as borbulhas que ajudam a dar um toque especial ao paladar;

4 – devolver à terra o que ela nos deu!

sidra asturiana

Festivais todo o ano

Além das celebrações entre amigos (conhecidas como espichas), há várias atividades e festivais ao longo do ano.

Desde rotas turísticas pelas principais sidrerías até a reunião de uma multidão reunida para quebrar o recorde de escanciado, passando por congressos a jornadas gastronômicas. 

Astúrias respira (e bebe) sidra!

E durante um de nossos dias em Oviedo, aconteceu a XIV Preba de la Sidra (Prueba, em espanhol e Prova, em português), na rua Gascona, conhecida como Boulevard da Sidra.

A participação custou 3€, e dava direito à degustação (numa espécie de “open bar”!) de 14 marcas de sidra, a um lencinho e um copo de sidra.

sidra asturiana

sidra asturiana

A grande ganhadora foi a sidra Trabanco que venceu as duas eleições, uma escolhida por provadores profissionais, e a outra por voto popular. Pelo visto, é a melhor de verdade, pois ganharam este ano também os prêmios de “Melhor Sidra Regional Européia” e “Melhor Sidra Espumosa da Europa”, conseguidos na competição Pomme D´Or 2013, em Frankfut, Alemanha.

Além disso, apresentação de música e gaita asturiana.

sidra asturiana


sidra asturiana


sidra asturiana

sidra asturiana

A competição acabou, mas a rua Gascona com suas sidrerías é uma parada obrigatória pra quem visita a cidade de Oviedo, em qualquer época do ano.

Situada no centro da cidade, a rua acaba na antiga muralha medieval. Seu nome vem dos “gascones”, como eram chamados os peregrinos franceses que montaram ali seus comércios.

sidra asturiana

Sua história faz parte da história do Caminho de Santiago, pois dela partiu no séc. IX o monarca asturiano Alfonso II, em direção a Santiago de Compostela, depois de receber a notícia de que havia sido encontrada a tumba do santo, no que seria a primeira peregrinação da história. Essa rota ficou conhecida como “Caminho Primitivo”.

Tem tudo o que necessita uma rua icônica asturiana: tradição, história, gastronomia, cultura e boa sidra!

Nenhum comentário

Topo