Banda de Gaitas El Trasno




E eles ganharam!!

A Banda de Gaitas “El Trasno”, (Coaña, Astúrias, Espanha) já levou dois prêmios pela música Volviche do disco Axeitín – o prêmio AMAS (Anuario de las Musicas de Astúrias) e El Premiu al Meyor Cantar.  Ambos são uma forma de valorizar a língua e cultura asturiana, região situada no norte da Espanha. Contando com participações especiais de grandes músicos, já falei antes que minha cunhada é uma das gaitistas!
A Banda já tem asseguradas apresentações por toda Astúrias e nos festivais intercélticos em Lorient (França) e Sendim (Portugal).
Apreciadores do folk, consigam seus lugares!




O que é Trasno já expliquei nesse post.

O nome do disco, Axeitín, no ocidente asturiano significa fazer as coisas devagar, sem ruído, como a banda diz que foi sua própria evolução. Aliás, um jeito mineirinho de ser!

A canção ganhadora, Volviche, remete às saudades da terra deixada nesses tempos de dificuldade, em que é necessário buscar trabalho longe de casa.

Sobre a gaita asturiana:

1 - Soprador (Soplete)  2- Cantadeira (Punteru)  3 - Bordão (Roncón)  4 - Fole (Fuelle)     FOTO Mikel Gonzaléz

Existem diferentes tipos de gaitas de fole, com relação a sua morfologia e técnica construtiva, o que leva a maneiras diferentes de modulação e produção do som.
A gaita asturiana, por exemplo, tem tubos maiores, com relação à gaita galega.
Nas Astúrias, a gaita é um instrumento tão tradicional, que a região foi convidada a ser membro permanente no famoso desfile de San Patrick, em Nova York.

Tanta gaita, tanta Astúrias, só me resta comemorar com sidra El Gaitero…






Nenhum comentário

Back to Top