Touro de Osborne - Um Símbolo Espanhol


toro de osborne

A figura do touro é um símbolo representativo da Espanha já há vários séculos.

Assim como está difundido atualmente, talvez seja o símbolo espanhol mais conhecido internacionalmente. Uma camisa, um adesivo de carro, uma bandeira… É bem possível que você já tenha visto essa silhueta em algum produto relacionado com a Espanha.
Essa marca já foi centro de várias atividades artísticas e culturais, protagonista de exposições fotográficas, já recebeu prêmios, inclusive de marca mais representativa do século XX.

Mas quem a criou e com que finalidade?

Quem já teve a oportunidade de passar pelas auto-estradas espanholas, é bem provável que tenha visto um outdoor de aprox. 14 m. de altura em forma de touro. Tá aí! Essa é a origem!!

Touro de Osborne

Touro de Osborne

Touro de Osborne

Touro de Osborne


Chamado de Toro de Osborne, os outdoors foram criados a pedido do fabricante de bebidas Osborne, como campanha publicitária para sua marca de brandy de jerez Veterano.

Com isso, à partir de 1958, os touros foram colocados em pontos estratégicos perto das estradas espanholas, quase sempre em cima de morros, fazendo com que a silhueta fosse vista cortando o horizonte.





Em 1988 foram proibidas publicidades nas estradas estatais.  Por causa disso, foi retirada a parte escrita, mas o outdoor em si foi mantido.

Em 1994 foi ordenada a retirada de todos os Touros de Osborne, mas várias comunidades autônomas, cidades, associações culturais, artistas, políticos e jornalistas se pronunciaram a favor de manter os touros, sendo declarado algum tempo depois como “patrimônio cultural e artístico dos povos de Espanha”.

Em 1997 o Tribunal Supremo foi a favor de manter o touro devido o interesse estético ou cultural, superando sua finalidade publicitária integrando-se na paisagem.

À partir de 98, o Touro de Osborne passa a ser um símbolo de identidade e nacionalismo espanhol.

Consequentemente, passa a ser também símbolo de lutas sociais e econômicas.
Alguns exemplos do que aconteceu com o bicho, ops, a marca:
Na Catalunha, comunidade autônoma separatista, a silhueta foi derrubada várias vezes pelos independentistas.
Na Galícia, o touro foi pintado de laranja, contra o nacionalismo espanhol.
Na ilha de Mallorca, retiraram seus testículos e o pintaram com as cores da bandeira gay.
Em Cáceres, o touro foi transformado numa vaca suiça, com direito a tetas e manchas brancas. O autor queria fazer uma crítica social contra a violência e discriminação das mulheres.





Atualmente existem 90 touros espalhados de forma irregular pelo território espanhol.

A silhueta ainda é um logotipo comercial e nenhuma reprodução sem autorização pode ser feita por empresas que não pertençam ao Grupo Osborne ou a seu sistema de franquias. 

A própria empresa Osborne tem vários produtos oficiais explorando a marca “Toro”. 

E essa é a origem da marca que hoje é símbolo de um povo.

Um comentário

  1. se os touro e um símbolo na espanha, os espanhóis deveriam acabar com as touradas, que humilham os touros em pro-divertimentos para as pessoas.

    ResponderExcluir

Topo