Mazonovo - o Maior Museu de Moinhos da Espanha

Museu Mazonovo



Mapa das Astúrias, Taramundi à esquerda.

No norte da Espanha, nas Astúrias, quase divisa com Galícia, está Taramundi, povoado que se dedica ao turismo rural.

Com seu famoso artesanato, principalmente a confecção de navalhas e facas, inclusive com museu dedicado ao tema, o Caserío de Esquios, tem ainda como atração o Conjunto Etnográfico de Teixóis.

Minha visita foi rápida por esses lugares, pretendo voltar algum dia com mais calma.

Fui para conhecer o Museo de los Molinos de Mazonovo (Museo dos Moinhos de Mazonovo), o maior museu de moinhos da Espanha e, segundo o site TripAdvisor, o museu melhor avaliado das Astúrias.
É um museu interativo, onde o visitante pode manipular diversos moinhos e utensílios que foram restaurados ou recriados, usados antigamente em vários tempos e culturas distintas para moer cereais. Em vários desses moinhos tem uma caixinha com trigo para quem quiser tentar fazer farinha. E não é fácil! O esforço que tem que ser feito pra fazer um pouquinho de farinha é enorme.


Museo (Museu) Mazonovo

Museo (Museu) Mazonovo

Ser o maior museu de moinhos da Espanha pode passar a impressão de que as instalações são imensas, mas na verdade não é muito grande. Nem por isso deixa de ser menos interessante, ainda mais se levarmos em conta que é um museu privado, sendo mantido pela venda de entradas e às vezes, da venda de energia excedente da mini-usina que existe no local. O museu conta com 19 moinhos manuais e hidráulicos, distribuídos por 3 predinhos com paredes de pedra, que já são uma atração devido à conservação das características das construções da região. No acervo há moinho chinês, grego e até um moinho hidráulico brasileiro!


Museo (Museu) Mazonovo
Moinho Hidráulico Brasileiro - Foto: Museo Mazonovo
Museo (Museu) Mazonovo
Foto: Albumfotos.com

Dentro de um dos edifícios, há ainda um espaço reservado para explicar a transformação da energia hidráulica em elétrica, da central que abastece de energia o local.

Uma visita muito agradável, tanto para adultos quanto para quem vai com criança. E o entorno natural é lindo, podem ser feitas rotas naturais, além das atrações que comentei no início, entre outras.

Maiores informações de preços, horários, alojamento, mais fotos e o que ver no entorno, estão na página do Museo Mazonovo.

Museo (Museu) Mazonovo
Fotinho pra marcar presença, não dá pra ver nossa cara :)


Nenhum comentário

Topo