Vale a pena tentar ganhar a vida na Europa?




Muita gente sonha em morar fora do Brasil, seja para buscar uma qualidade de vida melhor, seja em busca de novos conhecimentos ou de novas culturas. Independente de qual é a motivação, tempos de crise fazem aumentar essa procura, e devemos estar atentos para não fazer nenhuma loucura.

No Brasil, pipocam casos de corrupção, aliás, sempre pipocaram, independente de qual Governo está no poder. O cidadão se sente desmotivado,  em perigo, cansado…

O problema é que a Europa também está quebrada, com índices de desemprego e corrupção também elevados. Isso faz com que os Governos dificultem ainda mais a vida do imigrante ilegal. E empregos em que antes só os imigrantes aceitavam trabalhar, hoje são disputados a tapa pelo nacional.

Quando me perguntam se vale a pena deixar tudo para tentar ganhar a vida na Europa, digo que não é um bom momento, principalmente se a motivação é ganhar dinheiro. A dificuldade aumenta se você não fala a língua do país. Se o sonho é vivenciar novas culturas, talvez valha a pena, porque sim, você vai conhecer novas culturas. Mas esteja ciente de que a vida não será fácil se você vier sem dinheiro, e esperando encontrar emprego para sobreviver por aqui.

Não queria ser muito pessimista com quem tem esse sonho, e fico imaginando  se eu tivesse escutado esse meu conselho a alguns anos atrás. Mas eram outros tempos, a crise estava no comecinho e minha motivação não era financeira.

Se você tem a oportunidade de vir como estudante, talvez seja uma boa opção para vir legalmente e ir sondando o mercado e fazer uma rede de contatos.

A qualidade de vida e poder de compra na Europa ainda são melhores que no Brasil.

Como diz aquela frase: "Não sabendo que era impossível, foi lá e fez." Tempos melhores virão, só acho melhor esperar um pouco para não fazer nenhuma loucura e piorar a situação financeira, se este é o caso.

Deixo aqui a opinião da espanhola Virtudes Sánchez, do blog Brasil, más que Fútbol,  em alto e bom português. Ela fala especificamente sobre a Espanha, mas acho que vale para grande parte da Europa. Ela diz exatamente o que eu quero dizer!




Para informações de como viver e fazer negócios na Europa, consulte a página oficial da União Européia.



Nenhum comentário

Back to Top