Comendo em Uma Bodega: Os Famosos "Restaurantes-Cuevas" de Valdevimbre

cuevas valdevimbre

Há restaurantes que atraem pela boa comida, já em outros, a comida fica em segundo plano. É o caso das cuevas de Valdevimbre, na província espanhola de León (Castilla y León).  As cuevas (cavernas) têm mais de 300 anos de história e antigamente eram bodegas subterrâneas que foram transformadas nos dias de hoje, em charmosos restaurantes.

Valdevimbre é uma cidadezinha com pouco mais de 1000 habitantes, mas que soube adaptar a tradição vinícola em uma atração gastronômica. A região é produtora da uva Prieto Picudo e seu vinho D.O. "Tierra de León" era produzido nessas antigas bodegas. Existem muitas dessas cavernas onde as uvas eram prensadas e armazenadas.

Como as bodegas foram cavadas nas colinas da região, não precisa se preocupar se tiver que levar carrinho de bebê ou cadeira de rodas, não há desníveis. Quem olha de fora, vê umas casinhas redondas parecidas às dos Hobbits.

cuevas valdevimbre

cuevas valdevimbre león

Mas a atração mesmo é seu interior! Os restaurantes costumam ser enormes e com várias galerias de vários tamanhos. A decoração é tipo rústica, mas ao mesmo tempo romântica, com meia-luz e música ambiente.

A temperatura também é agradável, apesar do clima da região ser bem extremo com invernos de frio intenso e o verões de calor insuportável. No verão, o interior é protegido pelos tetos em forma de abóbada, impermeáveis com uma capa de argila que pode chegar a 40 m. de espessura. No inverno muitas usam um sistema de calefação subterrâneo romano chamado Gloria, em que o ar quente circula de baixo pra cima. Mesmo assim, é friozinho dentro.

É comer rodeado de história!

cuevas valdevimbre

cuevas valdevimbre

Mas a gente não pode esquecer da comida, né?! Os menús desses restaurantes costumam ter pratos típicos da região e comidas tradicionais com toques mais atuais. Cecina (embutido de carne de vaca), chorizo al vino (embutido de porco preparado com vinho), tortilla guisada (é a típica tortilha de batatas só que feita com um molho) e rabo de toro (rabada), são algumas das delícias da região.

Vou deixar um mapa com alguns restaurantes, eu estive na Cueva de Miñambres e gostei muito.


Nenhum comentário

Topo