Santillana del Mar, uma das vilas mais bonitas da Espanha

Santillana


Santillana del Mar é uma das vilas mais bonitas do norte da Espanha e faz parte de uma das rotas do Caminho de Santiago. Localiza-se na Cantábria e é conhecida como a vila das três mentiras por um trocadilho que fazem em espanhol: nem é santa, nem é plana (llana) e nem tem mar (as praias mais próximas estão a 10 km).

É pequena, mas possui um centro histórico medieval que dá gosto de ver e a dois quilômetros dali, a Cueva de Altamira (caverna), conhecida como a "capela sistina da arte rupestre", com as pinturas da pré-história mais famosas do mundo. Tudo sobre a Cueva de Altamira você pode ler neste link.

Um rico patrimônio arquitetônico rodeado de natureza!


santillana del mar
(Foto: José Miguel)

Santillana faz parte desde 2013 da associação de Pueblos Más Bonitos de España e foi votada em 2018 pelos eleitores do jornal El País como o terceiro povoado mais bonito da Espanha com menos de 10.000 habitantes.

O que ver em Santillana del Mar

A visita a Santillana só pode ser feita a pé, carros não entram. Andar despreocupadamente pelas suas ruazinhas de pedra já vale a pena o passeio. 

Aliás, a arquitetura da cidade é toda de pedra, com edifícios que vão principalmente dos séculos XIV ao XVIII que ganham mais charme ainda com suas fachadas decoradas com flores. A gente vê grandes casas senhoriais (casonas) e palácios dos indianos, emigrantes que trouxeram a fortuna que fizeram na América. 

A cidade hoje abraçou o turismo e muitas dessas casas foram transformadas em restaurantes, hotéis, lojas de produtos típicos e pequenos museus. 


espanha
(Foto: Isidro)
A estrutura da vila está quase toda ao redor de duas ruas principais formando um Y, o que a divide em dois centros: um civil que nos leva até a Plaza Mayor, antes conhecida como Plaza del Mercado; e o religioso, que pela Calle del Cantón (rua) nos leva até a Colegiata de Santa Juliana.

Destaco alguns dos edifícios de Santillana del Mar.


- Colegiata de Santa Juliana 

É o principal edifício da vila e também a joia da arquitetura românica na Cantábria. A construção do século XII pode ser visitada por 3€ de terça a domingo de 10h a 13h30 e 16h a 19h30.  Santillana cresceu em volta da Colegiata.


espanha
(Foto: Livio Barcella)


- Casas del Águila y la Parra 

Conjunto arquitetônico na Plaza Mayor onde atualmente funcionam exposições temporárias.

- Casona-palácio de Penedo

Sua arquitetura é uma mistura dos clássicos palácios renascentistas espanhóis com uma mistura de casas típicas montanhesas do séc. XVIII.

- As Torres de Don Borja  e de Don Beltrán de la Cueva

- Museo de la Tortura (Museo de la Inquisición)

Esse museu funciona em uma casona típica muito bonita chamada El Solar. Foi minha primeira vez em um museu do tipo e a sensação de ver a que ponto chega a maldade humana deu náusea. Eu disse chega, porque alguns dos métodos de tortura ainda são usados nos dias de hoje. A visita pode ser interessante para conhecer um pouco sobre a Inquisição e pra gente não cometer os erros do passado, por isso a indicação, mas saiba que é de embrulhar o estômago. A entrada custa 4€ - museu dog friendly.

espanha


Santillana é bem pequena e podemos conhecê-la num momento, mas esse momento pode ser especial se a gente for descobrindo cada cantinho e o que as casonas têm pra oferecer. Coloque um sapato confortável e vá desbravando a vila medieval.



Um comentário

  1. The visit to Santillana can only be done on foot, cars do not enter. Walking carelessly along its small stone streets is worth the trip.

    ResponderExcluir

Topo