Santillana del Mar, uma das vilas mais bonitas da Espanha

Santillana


Santillana del Mar é uma das vilas mais bonitas do norte da Espanha e faz parte de uma das rotas do Caminho de Santiago. Localiza-se na Cantábria e é conhecida como a vila das três mentiras por um trocadilho que fazem em espanhol: nem é santa, nem é plana (llana) e nem tem mar (as praias mais próximas estão a 10 km).

É pequena, mas possui um centro histórico medieval que dá gosto de ver e a dois quilômetros dali, a Cueva de Altamira (caverna), conhecida como a "capela sistina da arte rupestre", com as pinturas da pré-história mais famosas do mundo. Tudo sobre a Cueva de Altamira você pode ler neste link.

Um rico patrimônio arquitetônico rodeado de natureza!


santillana del mar
(Foto: José Miguel)

Santillana faz parte desde 2013 da associação de Pueblos Más Bonitos de España e foi votada em 2018 pelos eleitores do jornal El País como o terceiro povoado mais bonito da Espanha com menos de 10.000 habitantes.

O que ver em Santillana del Mar

A visita a Santillana só pode ser feita a pé, carros não entram. Andar despreocupadamente pelas suas ruazinhas de pedra já vale a pena o passeio. 

Aliás, a arquitetura da cidade é toda de pedra, com edifícios que vão principalmente dos séculos XIV ao XVIII que ganham mais charme ainda com suas fachadas decoradas com flores. A gente vê grandes casas senhoriais (casonas) e palácios dos indianos, emigrantes que trouxeram a fortuna que fizeram na América. 

A cidade hoje abraçou o turismo e muitas dessas casas foram transformadas em restaurantes, hotéis, lojas de produtos típicos e pequenos museus. 


espanha
(Foto: Isidro)
A estrutura da vila está quase toda ao redor de duas ruas principais formando um Y, o que a divide em dois centros: um civil que nos leva até a Plaza Mayor, antes conhecida como Plaza del Mercado; e o religioso, que pela Calle del Cantón (rua) nos leva até a Colegiata de Santa Juliana.

Destaco alguns dos edifícios de Santillana del Mar.

- Colegiata de Santa Juliana 

É o principal edifício da vila e também a joia da arquitetura românica na Cantábria. A construção do século XII pode ser visitada por 3€ de terça a domingo de 10h a 13h30 e 16h a 19h30.  Santillana cresceu em volta da Colegiata.


espanha
(Foto: Livio Barcella)


- Casas del Águila y la Parra 

Conjunto arquitetônico na Plaza Mayor onde atualmente funcionam exposições temporárias.

- Casona-palácio de Penedo

Sua arquitetura é uma mistura dos clássicos palácios renascentistas espanhóis com uma mistura de casas típicas montanhesas do séc. XVIII.

- As Torres de Don Borja  e de Don Beltrán de la Cueva

- Museo de la Tortura (Museo de la Inquisición)

Esse museu funciona em uma casona típica muito bonita chamada El Solar. Foi minha primeira vez em um museu do tipo e a sensação de ver a que ponto chega a maldade humana deu náusea. Eu disse chega, porque alguns dos métodos de tortura ainda são usados nos dias de hoje. A visita pode ser interessante para conhecer um pouco sobre a Inquisição e pra gente não cometer os erros do passado, por isso a indicação, mas saiba que é de embrulhar o estômago. A entrada custa 4€ - museu dog friendly.

espanha


Santillana é bem pequena e podemos conhecê-la num momento, mas esse momento pode ser especial se a gente for descobrindo cada cantinho e o que as casonas têm pra oferecer. Coloque um sapato confortável e vá desbravando a vila medieval.



Nenhum comentário

Back to Top