Santillana del Mar é uma das vilas mais bonitas do norte da Espanha e faz parte de uma das rotas do Caminho de Santiago. Localiza-se na Cantábria e é conhecida como a vila das três mentiras por um trocadilho que fazem em espanhol: nem é santa, nem é plana (llana) e nem tem mar (as praias mais próximas estão a 10 km).
É pequena, mas possui um centro histórico medieval que dá gosto de ver e a dois quilômetros dali, a Cueva de Altamira (caverna), conhecida como a "capela sistina da arte rupestre", com as pinturas da pré-história mais famosas do mundo. Tudo sobre a Cueva de Altamira você pode ler neste link.
Um rico patrimônio arquitetônico rodeado de natureza!
![]() |
(Foto: José Miguel) |
Santillana faz parte desde 2013 da associação de Pueblos Más Bonitos de España e foi votada em 2018 pelos eleitores do jornal El País como o terceiro povoado mais bonito da Espanha com menos de 10.000 habitantes.
O que ver em Santillana del Mar
Aliás, a arquitetura da cidade é toda de pedra, com edifícios que vão principalmente dos séculos XIV ao XVIII que ganham mais charme ainda com suas fachadas decoradas com flores. A gente vê grandes casas senhoriais (casonas) e palácios dos indianos, emigrantes que trouxeram a fortuna que fizeram na América.
A cidade hoje abraçou o turismo e muitas dessas casas foram transformadas em restaurantes, hotéis, lojas de produtos típicos e pequenos museus.
![]() |
(Foto: Isidro) |
Destaco alguns dos edifícios de Santillana del Mar.
- Colegiata de Santa Juliana
É o principal edifício da vila e também a joia da arquitetura românica na Cantábria. A construção do século XII pode ser visitada por 3€ de terça a domingo de 10h a 13h30 e 16h a 19h30. Santillana cresceu em volta da Colegiata.![]() |
(Foto: Livio Barcella) |
- Casas del Águila y la Parra
Conjunto arquitetônico na Plaza Mayor onde atualmente funcionam exposições temporárias.
- Casona-palácio de Penedo
Sua arquitetura é uma mistura dos clássicos palácios renascentistas espanhóis com uma mistura de casas típicas montanhesas do séc. XVIII.- As Torres de Don Borja e de Don Beltrán de la Cueva
- Museo de la Tortura (Museo de la Inquisición)
Esse museu funciona em uma casona típica muito bonita chamada El Solar. Foi minha primeira vez em um museu do tipo e a sensação de ver a que ponto chega a maldade humana deu náusea. Eu disse chega, porque alguns dos métodos de tortura ainda são usados nos dias de hoje. A visita pode ser interessante para conhecer um pouco sobre a Inquisição e pra gente não cometer os erros do passado, por isso a indicação, mas saiba que é de embrulhar o estômago. A entrada custa 4€ - museu dog friendly.
Santillana é bem pequena e podemos conhecê-la num momento, mas esse momento pode ser especial se a gente for descobrindo cada cantinho e o que as casonas têm pra oferecer. Coloque um sapato confortável e vá desbravando a vila medieval.
The visit to Santillana can only be done on foot, cars do not enter. Walking carelessly along its small stone streets is worth the trip.
ResponderExcluir