Mapas de infraestrutura mundial: as conexões criadas pelo homem

mapa infraestrutura

Apesar da imensidão do nosso planeta e das distâncias entre os continentes, o homem moderno vive conectado. E não estou falando da internet! O criador de mapas canadense Peter Atwood resolveu criar uma série de mapas para destacar as redes que nos conectam, como é a infraestrutura mundial.


Como resultado, 5 lindos mapas em cores neon que nos dão uma ideia de como somos pequenos nesse mundão!
Cada um desses mapas conta uma história sobre como as pessoas viveram no planeta Terra. Onde escolheram morar? E viajar? Como as cidades cresceram e mudaram?

 Contatos do artista: https://peteratwoodprojects.wordpress.com/ | Twitter | Youtube


Cidades

mapa infraestrutura

Este mapa mostra onde as pessoas vivem. Você pode ver a maior cidade do mundo, Tóquio, brilhando como uma das partes mais brilhantes do mapa. Enquanto isso, desertos e selvas na África, América do Sul e Austrália quase desaparecem completamente.

Ferrovias 

mapa infraestrutura

Este mapa mostra algumas das diferenças entre diferentes partes do mundo. A Europa brilha com sua avançada rede de trens de alta velocidade, que possibilita viajar quase em qualquer lugar sem um carro. Na América do Norte, por outro lado, os trens são usados ​​principalmente para transportar cargas através de enormes distâncias. Na África, a maioria das ferrovias foi construída por colonizadores europeus para transportar mercadorias para a costa para serem embarcadas de volta à Europa. E na Austrália, os trens mais longos do mundo, com mais de 500 carros, transportam carvão e minerais pelo interior.

Estradas

mapa infraestrutura

Existem mais de 60 milhões de quilômetros de estradas no mundo. Neste mapa, você pode ver como as pessoas construíram estradas em alguns dos terrenos mais inóspitos que se possa imaginar. Mesmo em lugares onde ninguém mora, você pode encontrar estradas que se estendem por desertos e montanhas para conectar pessoas do outro lado.

Portos

mapa infraestrutura
Quase todas as cidades do mundo são construídas em um litoral ou em um rio. Por milhares de anos, a única maneira de conectar diferentes partes do mundo era por navio. Ainda hoje, a maioria dos alimentos que comemos, as roupas que vestimos, os carros que dirigimos e as coisas que compramos nos são trazidas de navio.

Aeroportos 

mapa infraestrutura

Para algumas das partes mais isoladas do planeta, só é possível viajar de avião. Cidades na floresta amazônica, no interior australiano e no norte do Canadá não estão conectadas ao resto do mundo por estradas ou trilhos. Em vez disso, pessoas, alimentos e suprimentos precisam viajar de avião.

Nenhum comentário

Topo