O que ver em Oviedo? - Aqui nasceu o Caminho de Santiago!

Oviedo

Andar pelas ruas do centro de Oviedo, a capital do Principado de Asturias, é sempre um prazer para o turista. Considerada uma das cidades mais bonitas do norte da Espanha, a cidade combina muito bem o antigo e o moderno: as casas senhoriais, elegantes e coloridas se misturam com um lado moderno e conservado. Monumentos medievais são cenários para uma grande oferta cultural e vida social.

Nesse post, vamos fazer um itinerário que passa pela centro histórico, centro comercial e os monumentos pré-românicos. De praça em praça ou de estátua em estátua, conheceremos o melhor de Oviedo. E no final do post, tem um mapa pra ajudar!

Mas antes, vamos começar por algumas curiosidades importantes sobre a cidade:


1 - Curiosidades sobre Oviedo

- O famoso Caminho de Santiago, um dos conjuntos de rotas de peregrinação mais famosos do mundo, surgiu em Oviedo, quando dela partiu no séc. IX o monarca asturiano Alfonso II em direção a Compostela, depois de receber a notícia de que havia sido encontrada a tumba do santo. Ali fundou a primeira basílica. Essa seria também a primeira peregrinação da história, e a rota ficou conhecida como Caminho Primitivo 

- A cidade já ganhou várias vezes o prêmio de cidade mais limpa da Europa. Uma colega minha dizia que a rua era mais limpa que o apartamento dela.

- É sede dos prestigiados Premios Príncipe de Asturias (agora Princesa de Asturias).

- O escritor Clarín retratou na novela La Regenta escândalos e temas controversos da sociedade de uma cidade imaginária chamada Vetusta, que na verdade era Oviedo dos finais do séc. XIX.

2- Centro Histórico

Catedral de San Salvador

Não há  melhor maneira de começar o passeio do que pela plaza de Alfonso II, também conhecida como Plaza de la Catedral. Ali, nos recepciona uma linda estátua da Regenta de Clarín. Bem em frente está o imponente templo gótico, a Catedral de San Salvador, que junto com catedral de Santiago de Compostela foi importante centro de peregrinação da Idade Média.

Existe até um ditado popular: “Quien va a Santiago y no al Salvador, visita al criado y no al Señor”.

Câmara Santa da catedral faz parte do precioso legado pré-românico da cidade e é onde estão guardadas importantes relíquias medievais, dentre as quais a Cruz de los Ángeles (símbolo de Oviedo), a Cruz de la Victoria (símbolo das Astúrias) e um pedaço do Santo Sudário. Em Oviedo está o pano que teria coberto o rosto de Cristo.



oviedo asturias


Se você não é do tipo que gosta de visitar igrejas, na praça da catedral se encontra o Museo de Bellas Artes de Asturias, onde é possível apreciar gratuitamente obras de nomes como El Greco, Murillo, Dalí, Picasso e Goya.

Perto da catedral, na Plaza Porlier, está a estátua El Viajero. Antes de conhecê-la pessoalmente, já tinha visto uma foto no perfil do grupo Viajantes no finado Orkut. (entregando a idade!)


oviedo asturias

Calle Mon

Saindo da Catedral à esquerda, chegamos a uma das ruas mais famosas do centro antigo, a Calle Mon. Durante o dia, uma rua "instagramável" onde funciona uma simpática lojinha dessas de antigamente, chamada Sabiniano Clemente e fundada em 1904.

Mas não se enganem pela aparente tranquilidade da calle Mon, já que mais tarde a agitada vida noturna da rua atrai um exército de jovens ansiosos por festa.


oviedo asturias

Plazas

Nas redondezas da Catedral e da calle Mon, há várias pracinhas charmosas: 

- Corrada del Obispo - fica ao lado da catedral, cruzando a Travesía de Santa Barbara. Temos a visão do claustro e da torre velha do templo e ainda vários edifícios antigos.  

- Plaza del Paraguas - chamada assim por causa do enorme guarda-chuva no centro da praça,é um ponto de encontro e socialização;

- Plaza Trascorrales - uma pracinha colorida e tranquila atrás do Ayuntamiento (prefeitura) onde há várias estátuas importantes do imaginário ovetense, como La Lechera. Aliás, praças e estátuas são abundantes na cidade. Já falarei de mais algumas delas.


oviedo asturias

Plaza de la Constitución - Ayuntamiento e Iglesia de San Isidro

Dessa praça podemos ir a vários pontos importantes de Oviedo. Ao lado da igreja com fachada barroca de San Isidro chegamos ao mercado El Fontán. E atravessando o arco debaixo do Ayuntamiento, chegamos à rua Cimadevilla, que por sua vez leva à catedral.


oviedo asturias


oviedo asturias

El Fontán

O comércio local é a essência desse lugar, desde os tempos em que existia uma pequena lagoa no séc. XVI. Há uma feirinha ao ar livre nas quintas, sábados e domingos de manhã na Plaza El Fontán. Pra quem não quer saber de feira, há vários bares onde podemos tapear e beber uma sidrina e ainda tirar foto com a Bella Lola.

E há também o Mercado El Fontán, desses que vendem alimentos frescos e produtos típicos. Uma região imperdível! Dá pra ter uma ideia vendo o filme Vicky Cristina Barcelona, com Scarlett Jonhansson, Javier Bardem e Penélope Cruz.


oviedo asturias

oviedo asturias


oviedo asturias

3 - Centro da Cidade

Calle Gascona

Seria um sacrilégio visitar qualquer região das Asturias e não beber um "culín" de sidra. Explico de maneira mais detalhada nesse post aqui sobre a tradição da sidra natural asturiana. 


Você será bem servido em qualquer sidrería de Oviedo (em cada esquina deve ter uma), mas a rua Gascona é conhecida como a rua das sidrerías.


Situada pertinho do centro histórico, a rua acaba nos restos da antiga muralha medieval. Seu nome vem dos “gascones”, como eram chamados os peregrinos franceses que montaram ali seus comércios.


oviedo asturias


Letreiro de Oviedo

Oviedo também ostenta um letreiro com seu nome na Plaza Carbayón. E em frente está outra das estátuas famosas, o Monumento a la Concordia.


oviedo asturias

Teatro Campoamor e entorno

No teatro Campoamor, são entregues com toda a pompa e elegância os Premios Princesa de Asturias. Além dessa premiação que comparecem os reis da Espanha, o teatro também recebe uma importante temporada de ópera e de zarzuela (uma opereta espanhola). Durante todo o ano há apresentações culturais e, no verão, há visitas guiadas teatralizadas.


Nas redondezas, ruas abertas só pra pedestres e muitas lojas. E quase em frente ao teatro, está uma das estátuas mais engraçadas de Oviedo: Culus Monumentalibus - El Culo para os íntimos; traduzindo: a bunda! Os ovetenses apelidam carinhosamente suas estátuas. O mesmo acontece com outra que está do outro lado da rua, na Plaza de la Escandalera: de La Maternidad passou a ser chamada de La Gorda.



Andando por essa região também, a gente escuta claramente o carrilhão do edifício da Cajastur (hoje, Liberbank), que marca as horas tocando o hino informal do Principado:  "Asturias, Patria Querida".


oviedo asturias

Calle Uría

Estamos agora na principal rua de compras de Oviedo, um lugar para ver e ser visto! Lojas finas e mais populares funcionam em edifícios antigos senhoriais. E lá no final da rua, a Estação de Trens, muito bonita também. E como não poderia ser diferente, nas ruas adjacentes encontramos outras duas da estátuas famosas de Oviedo: uma do cineasta Woody Allen, que é apaixonado pela cidade; e  Rufo, um vira-lata que vivia nas ruas do centro e era cuidado e amado por todos.


oviedo asturias


oviedo asturias

Parque San Francisco

Depois de tanto passeio, um pouco de descanso pra depois seguir em frente. E no coração de Oviedo tem um lugar perfeito: o Parque San Francisco. Uma área verde e relaxante com patos e pavões e a estátua que rapidamente se tornou queridinha. Vocês pensam que podem ver a Mafalda só em Buenos Aires? Não!! Há uma irmã gêmea em Oviedo, inaugurada pelo seu próprio criador, Quino. Entre um descanso e um sorvete, uma foto com a Mafalda!


oviedo asturias

Ruta de los Vinos

A sidra está no coração dos asturianos, mas como bons espanhóis que são, Oviedo tem uma rua dedicada ao vinho. Uma rua animada, principalmente no final da tarde e à noite, onde podemos descontrair tomando uma taça de vinho ou uma cervejinha, sempre acompanhados de um pincho (algum aperitivo) grátis.

4- Monumentos Pré-Românicos 

Nas Astúrias estão um dos mais completos e homogêneos conjuntos arquitetônicos de todo o ocidente europeu, um estilo único construído ao longo dos séculos IX e X.

Há pelo menos 14 edifícios pré-românicos, sendo que na cidade de Oviedo se encontra a maior parte deles, tanto no centro da cidade como nos arredores. Um ótimo lugar para conhecer 200 anos da monarquia asturiana, que durou desde o reinado de Dom Pelayo no ano 722 até a morte de Alfonso III em 910, quando a capital do reino foi transferida a León.

A importância dos monumento pré-românicos de Oviedo lhes rendeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 


Em breve, farei um post completinho sobre eles.

La Foncalada

A fonte de Foncalada é uma fonte de água potável construída na primeira metade do século XI. É o monumento civil em uso contínuo mais antigo da Espanha. Fica no centro pertinho da rua Gascona, o boulevard da sidra.


oviedo asturias

San Julián de los Prados

Um dos templos cristãos mais antigos do mundo e carinhosamente chamado de Santullano, foi construída entre os anos 812 e 842. É a maior igreja do pré-românico espanhol e a que em melhor estado chegou aos nossos dias. O interior tem lindas pinturas antigas redescobertas em uma de suas restaurações, mas atenção com os horários que são bem restritos. Podem dar uma olhada na página deles.

Está a alguns minutos de caminhada do centro.

Uma curiosidade: em Oviedo no verão, as pessoas (🙋) usam os parques públicos pra tomar sol em biquini ou sunga. No prado em frente à igreja é igual, assim que não se assustem com o contraste quando visitarem Santullano num dia quente!



oviedo asturias

Santa María del Naranco

A 4 km do centro, subindo o Monte Naranco, se encontram os dois principais edifícios do pré-românico. O palácio de Santa Maria foi provavelmente a aula regia (sala do trono) do rei Ramiro I a partir do ano 842. Foi transformado em igreja provavelmente no século XII.


oviedo asturias


San Miguel de Lillo

O conjunto arquitetônico ao qual pertencia o palácio de Santa Maria, também era composto pela igreja de San Miguel de Lillo. Situada a alguns metros do palácio real, a igreja também foi construída no séc. IX. Informações sobre visitas a essas duas joias: https://www.santamariadelnaranco.es/#horario-reservas


oviedo asturias
Foto: Guzmán Lozano


5 - O Que Mais Ver em Oviedo?

Aproveitando a subida ao Monte Naranco pra visitar os monumentos pré-românicos, por que não visitar o Cristo que foi inspirado no Cristo Redentor? Lá no topo, medindo 30 m. de altura, a estátua "abraça" a cidade.


oviedo asturias


Se vocês tiverem mais tempo para conhecer a capital asturiana, também vale a pena dar uma olhada em edifícios mais novos:

- Auditorio Principe Felipe 
- Parroquia de San Francisco de Asís
- Palacio de Congresos "Calatrava" 
- Parque de Invierno

6 - Onde Comer?

Os asturianos prezam o bem comer e praticamente todos os lugares servem refeições fartas e saborosas. Então, aqui vão só algumas sugestões de lugares que conheço e gosto. E se você não conhece os pratos típicos asturianos, nesse post tenho algumas ideias.

Restaurantes

Sidrería Tierra Astur
Há várias filiais da Tierra Astur, inclusive há uma na rua Gascona, mas a mais impressionante é a Tierra Astur Águila. Está em polígono industrial nas aforas de Oviedo, mas o restaurante disponibiliza um ônibus que sai/chega ao centro da cidade. A decoração com tonéis e garrafas de sidra é lindíssima.
Endereço: Polígono Empresarial Águila del Nora Parcela 2, Nave 7, Colloto

Sidrería Niza
Pertinho da Catedral, comida típica asturiana boa, barata e farta! 
EndereçoCalle Jovellanos, 1, Oviedo

La Finca Sidrería Agrobar
Esse restaurante funciona na Gascona e utiliza somente produtos ecológicos e asturianos.
EndereçoCalle Gascona, 4, Oviedo


Manglar
Um restaurante com ambiente descolado e menu vegetariano e vegano.
EndereçoCalle Martínez Vigil, 14, 33010 Oviedo

El Foralín
Alta cozinha com preço acessível.  
Endereço: Calle Asturias, 18 Bajo, Oviedo

Sidrería Pichote

Restaurante campeão nacional de melhor "cachopo", o prato asturiano que está na moda.
EndereçoPlaza Gabino Díaz Merchán, s/n, Oviedo

Taberna Salcedo
Além da típica comida asturiana, na última semana do mês acontece a semana de cozinha tradicional italiana.
EndereçoCalle Puerto de Tarna, 11, Oviedo

Parrilla Buenos Aires
No Monte Naranco com vistas para a cidade, ótima opção pra comer carne grelhada.
Endereço: Carr. Naranco, S/N, Oviedo

Confeitarias Típicas 

Especialidade: moscovitas

Camilo de Blas
Especialidade: carbayones

Confitería Asturias
Especialidade: nozes vitrificadas

Peñalba
Especialidade: bombons

Ovetus
Especialidade: pastas de chá

Santa Cristina
Especialidade: tortinhas

La Mallorquina
Especialidade: casadielles

Diego Verdú
Especialidade: sorvetes


7- Onde dormir?

Acho que ver pra conhecer o principal da cidade sem correria, são necessários uns 2 a 3 dias. Oviedo é uma cidade pra ser vista a pé, assim a melhor escolha seria por um hotel no centro. Há várias opções para todos os bolsos, que vocês podem conferir aqui:

Booking.com

Se a grana tá sobrando e você quiser se sentir um agraciado com o Premio Princesa de Asturias, então seu hotel é o Reconquista, o único 5 estrelas de Oviedo. Se não der, pelo menos passar na porta ou tomar um café no bar, vale a pena.

oviedo asturias

Mapa com as principais atrações

2 comentários

  1. Walking through the streets of the center of Oviedo, the capital of the Principality of Asturias, is always a pleasure for the tourist.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que cidade mais linda, não imaginava que oviedo tivesse tantas belezas assim, vou me programar para ficar 1 ou 2 dias nela, na minha proxima viagem

    ResponderExcluir

Topo