A ilha Seurasaari - um museu a céu aberto em Helsinque

 helsinque

Seurasaari é uma das centenas de ilhas de Helsinque, mas possui duas particularidades: é uma das poucas em que podemos chegar a pé e mais importante: nela funciona um museu a céu aberto, fundado em 1909.

Vários edifícios antigos dos séculos XVII a XX de diversas partes da Finlândia foram espalhados por toda a ilha. Fazendas, igreja, moinhos e mansões nos dão uma ideia de como era a vida cotidiana finlandesa nos últimos séculos, fazendo de Seurasaari uma miniatura da antiga Finlândia rural.


helsinque
 helsinque
 helsinque
 helsinque

O que ver e fazer em Seurasaari

O acesso à ilha é gratuito e ver os edifícios por fora também, durante todo o ano. Mas pra entrar em alguns dos 87 edifícios expostos, (abertos de maio a setembro) e escutar a explicação dos guias, uma taxa é cobrada (confira valores aqui). Minha entrada custou 10€ e achei que valeu muito a pena.

helsinque
 helsinque
 helsinque

É muito legal ver o interior dessas casas de madeira e os guias vestidos como antigos camponeses, a imaginação realmente foi ao passado. Aguenta aí que vou falar um pouco de algumas das casas aí embaixo.

helsinque
 helsinque

A ilha de Seurasaari é um local de fácil acesso para relaxamento ao ar livre em Helsinque, que pode ser apreciado em todas as estações. 


   Dica esperta: Outra ilha bem legal pra visitar em Helsinque é a de Suomenlinna. Confere o post aqui!


Se a intenção é só estar em contato com a natureza e apreciar as vistas, Seurasaari também é um bom lugar: brincar com os patos e cisnes ou ver os remadores da ponte que chega à ilha; apreciar as vistas de Helsinque desde a parte sul da ilha; brincar com os esquilos que não têm medo de chegar perto o bastante na esperança de ganhar um petisco; fazer uma caminhada pelas trilhas da ilha; fazer um piquenique; ou aproveitar uma das poucas praias de nudismo que há na cidade.

helsinque

Durante o ano há várias celebrações e atividades na ilha, dentre elas: fogueira na Semana Santa, fogueira de São João (solstício de verão) e uma caminhada pra encontrar o Papai Noel em dezembro.

Há três cafeterias e um restaurante, e pelo que pesquisei, só abrem no período de funcionamento do museu ou em dias especiais.

Pra quem quer entrar no clima do "jeito finlandês de ser", há uma lareira pra assar carne (normalmente salsichas) quando a fome apertar, em qualquer época do ano.

 helsinque
helsinque

Como chegar

Seurasaari está localizada a oeste de Helsinque, a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. O ônibus 24 leva bem à entrada da ponte. O bonde número 4 para perto, a 1,5 km da ilha.

Bicicletas não são permitidas na ilha, mas há um "estacionamento" para elas na entrada. 

Já o estacionamento para carros, há poucas vagas e limitadas a 4h. A cerca de 500 m, no campo esportivo Meilahti, há um estacionamento grande e gratuito.

 helsinque

Alguns dos edifícios do museu

O museu conta atualmente com 87 edifícios e aqui estão alguns deles:

Fazenda Ivars

Cidade de origem: Närpiö
A antiga fazenda também foi pousada e recebeu como hóspede o czar Alexander I em 1819.


helsinque

Fazenda de Inquilinos Niemelä

Cidade de origem: Konginkangas
Foi o primeiro grupo de edifícios levados a Seurasaari, em 1909. A fazenda de inquilinos contava com várias cabanas de uso comunitário como a cozinha e o celeiro. No inverno, todos eram agrupados na única cabana que tinha chaminé. 


helsinque
 helsinque

Barcos da Igreja

Cidades de origem: Luopioinem e Virrat
No verão, os moradores das vilas iam à igreja em barcos comunitários. O maior deles chegou a transportar mais de 100 pessoas.


 helsinque

Igreja Karuna 

Cidade de origem: Sauvo
Construída em 1685, é o prédio mais antigo da ilha. A igreja faz celebrações no mês de julho. Na torre do campanário está a estátua do Homem Pobre, uma espécie de "cofrinho" que era colocado na porta das igrejas para arrecadar dinheiro para ajudar aos mais necessitados.


helsinque
 helsinque
helsinque

Mansão Kahiluoto 

Cidade de origem: Taivassalo
A mansão de estilo rococó foi construída em 1790. O interior possui muita coisa original e algumas alterações que representam diferentes estilos.


 helsinque

Moinho de Vento

Cidade de origem: Oripää
Há dois moinhos de vento em Seurasaari. Este é conhecido como Mamsellimylly, literalmente significa moinho da senhora - por causa do formato do moinho que parece o vestido das senhoras nobres.

seurasaari helsinque



Para mais informações, acesse: Seurasaari - museu a céu aberto


Nenhum comentário

Topo