Bruges (Brugge), Bélgica - Visita de 1 dia


Bruges é a capital de Flandres Ocidental, região a noroeste da Bélgica. Seu nome em flamengo (oficialmente língua neerlandesa), Brugge, significa “pontes”, devido o grande número de canais e pontes existentes na cidade.
Bruges, aliás, é também conhecida como a “Veneza do norte”. (Se bem que seus habitantes preferem dizer que “Veneza é a Bruges do sul”!).



Vista do Rozenhoedkaai, principal doca da cidade. Lá ao fundo, bar 2be.

Teve um passado glorioso de importante cidade portuária e comercial na época medieval, até que os canais que faziam ligação com o porto começaram a secar, várias guerras assolaram a cidade e a destruição marcou seu declínio.

Mas muita coisa foi reconstruída e seu centro histórico recebeu em 2000 o título da UNESCO de Patrimônio da Humanidade.








É muito fácil e gostoso andar pela cidade. Os passeios mais tradicionais são feitos em bicicleta ou em barquinhos com guia. Aliás, só tinha visto em novela, mas é lindinho como toda a gente se locomove em bicicleta. Homem de terno e gravata, crianças, mulheres de saia, vovozinhos e vovozinhas… Bem democrático!

Estacionamento de bicicletas.



Como fomos um dia a Bruges e no dia seguinte a Gante, não deu para ir a atrações específicas, mas andamos bastante pela cidade. 

Grote Markt

Então as atrações que vimos foram o centro histórico em si com seus edifícios medievais e o rendado belga, e provamos as comidas típicas: os moules frites - mexilhões com batatas fritas, que aliás, também é muito servido na França; as batatas-fritas (há controvérsias, mas os belgas dizem, que foram criadas na Bélgica), o chocolate e a cerveja.




Nunca fui muito fã de bebida alcoólica, menos ainda de cerveja, mas morando na França, descobri a cerveja belga Delirium Tremens, considerada uma das melhores do mundo. Seu nome e seu mascote, o elefante cor-de-rosa, fazem alusão aos sintomas da abstinência alcoólica,  delírio e tremedeira. A danada é gostosa, só um tanto quanto alta, com seus 8,5% de graduação alcoólica. Mãe, pai, não se preocupem, é só uma e de vez em quando!!

E estando na Bélgica, é claro que temos que visitar alguma cervejaria. Demos uma olhada na cervejaria 2be e ficamos de voltar mais tarde porque queríamos andar. Para nosso azar, mais tarde, estavam fechando (acho que eram 19h00, muito cedo para uma cidade turística). É um bar que tem as vistas para Rozenhoedkaai, o ponto mais famoso e fotografado da cidade. Também tem uma loja e um muro de cervejas. Como diria meu colega Dimas, bacana demais!!



Entrada pro bar, cervejaria, loja e não sei mais o que, 2be.


Aí tentamos a sorte na fábrica e cervejaria De Halve Maan. Azar de novo! Fechado. Parece legal, eles fazem um tour mostrando o processo de fabricação.

Parece que por Bruges as cervejarias fecham cedo para dar lugar aos pubs.

Esse passeio pelo mundo das cervejas só não foi frustrante porque conseguimos beber uma cervejinha num local suuuuper bacana. Buscando por becos e vielas, encontramos o De Garre Bar, que está na menor “rua” de Bruges. Nessa “rua” também há dois restaurantes. Bom, esse bar me lembra um pouquinho uma taverna medieval e só serve cerveja.



Aí é a entrada pra "rua" Garre.



Isso de entrar em becos pode render gratas surpresas! Então, se jogue e explore!

Visitas interessantes:


- Igreja de Nossa Senhora (Onze-Lieve-Vrouwekerk) - A torre da igreja é a mais alta de Bruges, com 123 m. e a segunda torre de tijolos mais alta do mundo. Abriga uma rica coleção de arte, destacando-se o quadro "Crucificação de Cristo" de Anthony Van Dyck e a escultura conhecida como "Madonna de Brugge", único trabalho do renascentista Michelangelo fora da Itália.

- Campanário (Belfort) - É a torre mais conhecida de Bruges e pode ser vista de vários pontos da cidade. Pra quem conseguir subir seus 366 degraus (não tem elevador), ganha como recompensa uma vista panorâmica de Bruges.

Está em Amsterdã e quer fazer uma excursão de um dia por Bruges? Dá uma olhada aqui, quem sabe te interessa!

Um comentário

  1. I'll immediately grasp your rss feed as I can't find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service. Do you have any? Please let me recognise so that I could subscribe. Thanks. all of craigslist

    ResponderExcluir

Topo