34 Curiosidades Sobre a Torre Eiffel

Curiosidades Torre Eiffel


Qual o primeira coisa que te vem à cabeça quando se fala em Paris? Eu acho que pelo menos 9 em cada 10 pessoas pensa na Torre Eiffel

Como morei em Le Havre é claro que levava as visitas num passeio básico a Paris, já que estava só a duas horas de onde morávamos. Até brincava: vou ter que ir a Paris de novo! Que chato, subir mais uma vez na Torre Eiffel! O caso é que subi na Torre no mínimo umas cinco vezes. Para uns pode ser pouco. Pra mim, que tinha Paris em um sonho distante, é muito.

Relembrando esses tempos, resolvi fazer esse post com algumas curiosidades sobre a Dama de Ferro

Convenhamos, ela merece um post só para ela! É tanta história que isso é só um resumo. 

Vamos lá!


Nos primórdios…


1- Gustave Eiffel, o engenheiro e construtor, apresentou o projeto para outras cidades antes de Paris, dentre elas Barcelona, e foi  rejeitado por todas.

2- Durante sua construção, sofreu inúmeras críticas de grandes nomes das artes e das letras como: “esqueleto de guarda” (Paul Verlaine); “mastro de ferro com acabado duro e confuso e engrenagem deformada” (François Coppée); “esqueleto gigante sem graça, aborto de chaminé de fábrica” (Maupassant); “tubo de fábrica em construção, supositório cravejado de buracos” (Kart Huysmans).

3- Dentre os detratores citados, diz a lenda, que Guy de Maupassant comia todos os dias no restaurante da Torre porque era o único lugar de Paris (claro!) de onde não se podia ver a Torre Eiffel.

4- A Torre Eiffel foi construída em 2 anos, 2 meses e 5 dias para a Exposição Universal de 1889, que comemorava o primeiro centenário da Revolução Francesa.

5- Foi inaugurada em 31 de março de 1889 e aberta ao público em 6 de maio do mesmo ano.

6- Foi construída para durar somente 20 anos, mas foi salva graças à sua utilização para fins científicos e à instalação de uma antena de rádio. Atualmente, existem 120 antenas.

7- Atualmente há 32 estações de rádio e 42 redes de televisão sendo transmitidas da torre.


Do Livro: La Tour de 300 mètres


Curiosidades Torre Eiffel
Cartaz da época da inauguração exposto no terceiro andar da Torre

Medidas…


8- A Torre Eiffel mede 324 metros, somando-se os 24 metros da antena de rádio, o que a converte na estrutura mais alta de Paris e a quinta mais alta da França.

9- O peso da estrutura metálica é de 7.300 toneladas e um peso total de 10.100 toneladas, somando-se o peso dos restaurantes e demais lojas que funcionam na Torre.

10- Por causa da dilatação térmica, a Torre pode chegar a medir 18cm. mais no verão do que no inverno.

11- Sua oscilação lateral pode chegar a no máximo 7cm.

12- Exerce somente  4,5 kg/cm2 de pressão sobre o terreno, o que a faz ser uma estrutura bem leve.

Curiosidades Torre Eiffel
Pilar original visto do elevador panorâmico

Subindo e descendo…


13- Possui 5 elevadores até o 2º andar: 1 no pilar norte, 1 no pilar leste, 1 no pilar oeste e dois no pilar sul, sendo 1 para cargas e 1 privado, que leva ao restaurante “Jules Verne”.

14- São percorridos pelos elevadores durante um ano 103.000km, o que equivale a duas voltas e meia ao mundo.

15- Os elevadores assim são chamados, mas na realidade não existe nenhuma máquina equivalente a eles na atualidade. Não são elevadores, nem teleféricos, nem funiculares… São máquinas únicas no mundo!

16- São 1665 degraus até o topo na escada leste.

Linda e arrumadinha…


17- São necessárias 60 toneladas de tinta para pintar os 250.000m2 de superfície da estrutura, a cada 7 anos.

18- A Torre Eiffel é pintada em 3 tons degradée, sendo mais escura na parte de baixo e mais clara no topo. Isso é para dar uma percepção de cor uniforme quando a vemos em contraste com o céu de Paris.

19- A pintura da Torre se aplica de forma manual por cerca de 25 pintores, já que “trabalhos” à distância são proibidos, como por exemplo, o uso de pistolas de pintura.

20- Os trabalhos de preparação, limpeza e aplicação da pintura, duram  aproximadamente 18 meses.

Curiosidades Torre Eiffel
Segundo andar da Torre Eiffel

Feita Para Brilhar…


21- A iluminação noturna da Torre é feita por 336 holofotes equipados com lâmpadas de sódio de alta-pressão, que lhe dão uma aparência dourada. Os holofotes são acesos por sensores em menos de 10 minutos.

22- Desde 1999 estão instalados no alto da Torre Eiffel um farol com dois feixes de luz, com alcance de 80 km.

23- Outra iluminação da Torre são os flashes pisca-pisca que se sobrepõem à luz dourada. Suas 20.000 lâmpadas (5.000 em cada lado) dão vida ao monumento durante os 5 primeiros minutos de cada hora, uma vez aceso a iluminação dourada, até a 1h da madrugada.

24- De 1h à 1h05 da madrugada, a iluminação dourada se apaga, funcionando somente os flashes pisca-pisca.


Curiosidades Torre Eiffel
Pisca-pisca 

Curiosidades Torre Eiffel
E agora, o pisca-pisca visto do segundo andar

O Pai…


25- Antes de construir a Torre Eiffel, Gustave Eiffel realizou outras obras importantes em várias partes do mundo.

26- Participou da construção do “esqueleto” da Estátua da Liberdade.

27- No topo da Torre ainda se conservam as salas usadas por Gustave Eiffel e podem ser vistas através de um vidro. Lá dentro, bonecos de cera retratando o próprio engenheiro e sua esposa e Thomas Edison.

28- Dizem que a elite parisiense fez várias ofertas ao engenheiro para passar uma noite na Torre, mas foram negadas, pois Gustave Eiffel considerava o espaço como seu local de descanso.

Curiosidades Torre Eiffel
Bonecos de cera no terceiro andar: Gustave Eiffel e Thomas Edson


O papel da Torre Eiffel na Segunda Guerra…


29- Pouco antes da tomada de Paris pelos nazistas, os cabos dos elevadores da Torre foram cortados. Assim, se Hitler quisesse subir ao ponto mais alto da Torre, teria que ir pelas escadas. Nas seis horas que esteve em Paris, Hitler não tentou subi-la. Ponto para os franceses!

30- Assim que chegaram a Paris, em 1940, soldados alemães colocaram a suástica no alto da Torre.

31- Durante a ocupação (1940-1944), um soldado da resistência francesa escalou a estrutura da Torre para colocar a bandeira francesa no topo.

32- Também durante a ocupação, as antenas da Torre Eiffel foram utilizadas para transmitir a televisão alemã.

Protagonismo Brasileiro


33- O nosso brasileiríssimo Santos Dumont se tornou conhecido no mundo, quando em 1901, foi o primeiro a contornar a Torre Eiffel com um dirigível com motor a gasolina. O dirígivel campeão foi o nº 6. Esse da foto é a versão anterior, dirigível nº 5.


Dirigível nº 5 (Foto: Smithsonian Institution)

Hoje…


34- Desde sua inauguração até os dias de hoje, mais de 250 milhões de pessoas já visitaram a Torre Eiffel. Atualmente, recebe cerca de 7 milhões de visitantes ao ano, o que a converte no monumento pago mais visitado do mundo.

E hoje, 127 anos depois, a Dama de Ferro segue de pé e se tornou o maior símbolo de Paris e da França!


Curiosidades Torre Eiffel
Torre Eiffel 


Curiosidades Torre Eiffel
Torre Eiffel - terceiro andar

Curiosidades Torre Eiffel
Torre Eiffel 

Curiosidades Torre Eiffel
Uma pequena homenagem pra mãe desde a Torre Eiffel

Curiosidades Torre Eiffel
Sombra da senhora Torre Eiffel






4 comentários

Topo