8 Razões Para Se Encantar por Oviedo



Mais uma vez, estamos participando de uma Blogagem Coletiva, e dessa vez vários blogs apresentarão atrações de suas cidades. 

Sou de BH com muito orgulho, mas como já vivo por esse mundo a alguns aninhos, resolvi falar de Oviedo, cidade do norte da Espanha, que é meu porto seguro pras bandas de cá do Atlântico. 

Então, dá uma olhada nesses 8 motivos que fazem valer a pena conhecer essa cidade de conto de fadas:



1 – Woody Allen


Em 2002, o famoso diretor Woody Allen recebeu o maior prêmio concedido na Espanha, o prêmio Príncipe de Astúrias na categoria Artes. Foi o suficiente pra deixar o Woody caidinho pela cidade de Oviedo, onde é realizada a cerimônia de entrega dos prêmios. A partir daí, muitas declarações de amor:  quando se aposentar, Oviedo é a cidade escolhida para viver e “Oviedo é uma cidade deliciosa, exótica, bonita, limpa, agradável e tranquila; é como se não pertencesse a este mundo, como se não existisse… Oviedo é como um conto de fadas!”

É tanto amor que ele retratou a cidade no filme "Vicky Cristina Barcelona".

E por que ele é um atrativo? Primeiro porque você pode esbarrar com ele em pessoa pelas ruas da cidade, já que sempre passa férias em Oviedo. Segundo, porque se não esbarrar com ele em pessoa, pode esbarrar com a estátua da pessoa dele!!  Numa cidade repleta de estátuas, a do Woody Allen é uma das mais famosas. Fica na Calle (Rua) Milicias Nacionales esquina com a Calle (Rua) Uría, a principal da cidade.

Atualização 25/02/18: Devido às denúncias de abuso sexual contra Woody Allen feitas por sua filha Dylan Farrow, a Plataforma Feminista de Asturias pediu ao Ayuntamiento (Prefeitura) que retirasse a estátua do cineasta das ruas de Oviedo. O prefeito disse que vai atuar de acordo com as decisões judiciais.

Não tem erro, um encontro com o Woody Allen pelas ruas de Oviedo é certeiro.

2 – Estátuas


Além da estátua do Woody, Oviedo tem um monte de outras estátuas, desde personalidades a personagens folclóricos. É como um museu a céu aberto. Umas são mais populares que outras.

Destaco duas:

A da Mafalda, que foi autorizada pelo autor Quino, é uma irmã gêmea da Mafalda de Buenos Aires. São privilegiadas essas duas cidades!! A da de Oviedo está pertinho da estátua do Woody Allen. É só atravessar a rua e entrar no Campo de San Francisco, que a Mafalda está sentadinha esperando por uma foto. 




E para nós, amantes das viagens, pode ser que você já tenha visto essa estátua antes em alguma foto: é a do “Regresso de Willams B. Arrensberg” mais conhecida como Viajero. Representa um viajante que acaba de regressar a Oviedo depois de uma grande viagem pelo mundo. Reparem que ele leva um item fundamental em Oviedo: um guarda-chuvas.


Eu, viajante com o "Viajero"

3- Paraíso Natural


Em Oviedo e todo o norte da Espanha chove muito. Depois de um tempo vivendo ali, até que dá para se acostumar. E temos sempre que olhar o lado positivo. Muita chuva quer dizer… muita natureza!! É desse jeito, tudo verdinho. Não é à toa que Astúrias é conhecida como Paraíso Natural. E a capital Oviedo também é assim: com muitos parques, árvores, montanhas, onde se respira ar puro! (bom, quase puro)

Um dos muitos espaços verdes de Oviedo, o Parque de Invierno. (Foto: Nacho)

4- Monumentos pré-românicos


Oviedo tem alguns dos edifícios cristãos mais antigos da Espanha. Com a expansão muçulmana finalizada no ano 721 d.C., quase toda a Península Ibérica havia sido tomada, menos as Astúrias. E das Astúrias  começou um processo que ficou conhecido como Reconquista, em que os cristãos buscavam recuperar o poder na Península Ibérica. A Arte Pré-Românica Asturiana vai do início da Reconquista em 722 d.C até 910 d.C., época em que aparece outra corrente artística. Bom, se os muçulmanos não chegaram às Astúrias, é natural que os símbolos cristãos fossem melhor conservados.

Os quatro principais representantes do conjunto pré-românico asturiano em Oviedo são:

-          San Julián de los Prados
-          Santa María del Naranco
-          San Miguel de Lillo
-      Câmara Santa da Catedral de Oviedo – apesar da Catedral em estilo gótico, o estilo pré-românico é conservado na Câmara Santa. Dentre várias relíquias, ali está guardado o Sudário de Oviedo, que segundo a tradição, cobriu o rosto de Jesus após sua morte.

São retratados no filme Vicky Cristina Barcelona.

Santa María del Naranco (Foto: Jose Losada)

5- Monte Naranco e o Cristo


Subir o Monte Naranco é matar 5 coelhos com uma cajadada só. À medida que vamos subindo encontramos dois dos edifícios pré-românicos - Sta Maria del Naranco e San Miguel de Lillo -  restaurantes com boa comida e boas vistas, e lá no alto, uma vista de toda a cidade cercada pela natureza e recebendo um abraço do Cristo del Naranco, uma estátua de 30 m. de altura, representando o Sagrado Coração de Jesus.

Cristo do Naranco (Foto: Flavio Lorenzo Sanchez)

6- Boa e farta comida


E porque a gastronomia de um lugar diz muito sobre ele, conhecer a comida asturiana entra nessa lista. Pra começar, nas Astúrias ninguém passa fome! Seja na casa de alguém ou no restaurante, as porções são enormes. E se você entra num bar para beber o que quer que seja, um café ou uma cerveja, trazem um aperitivo grátis.

É uma cozinha riquíssima que usa tanto produtos do mar como os da terra. Como pratos salgados destaco a fabada, o cachopo, o chorizo a la sidra, o pote asturiano e o pastel de cabracho. Como doces, os casadielles, frixuelos  e carbayones.


Pagamos as duas bebidas. A "tapinha" é por conta da casa!


Prato típico asturiano: Pastel de Cabracho. É um paté feito com um peixe muito feio, mas delicioso!
O mais típico dos típicos pratos asturianos: Fabada.

7- Sidra e Calle Gascona (Rua)


Dá uma olhada nesse post sobre a Sidra Asturiana e a Calle Gascona, já expliquei sobre essa rua que é chamada o Boulevard da Sidra. Essa é uma das ruas mais famosas e turísticas e parada obrigatória para quem visita Oviedo, porque sim, é obrigatório provar um culín de Sidra. Mas se você não gosta de lugares muito turísticos, pode provar Sidra em qualquer sidrería da cidade. Deve ter uma a cada cinco passos que você der.  E claro, tire muitas fotos do ritual de escanciar. A sidra natural é um produto símbolo das Astúrias. Vai lá no post que falei antes que está tudo explicadinho!


Calle Gascona em dia de festa: Preba de la Sidra

Mamis e sobrinha de visita à Calle Gascona


8- Limpeza e beleza das ruas


Ah, isso é atração turística? É, quando a cidade já recebeu por vários anos o título de Cidade Mais Limpa da Espanha e uma das mais limpas da Europa. Uma colega minha dizia que as ruas do centro eram mais limpas que o apartamento dela!

A limpeza junto com o prédios antigos, dão esse ar de contos de fadas a que se referiu nosso amigo Woody.

E não me refiro aos imponentes Teatro de Campoamor, ao Hotel Reconquista ou ao Palacio de Congresos Príncipe Felipe. E nem à Catedral de San Salvador ou à Plaza del Fontán. Te falo das casas residenciais mesmo! Cada fachada mais linda que outra.

Oviedo (Foto:Oscar Hevia)
Oviedo (Foto: Adelos RM)

Interior do Hotel Reconquista

Te convido a visitar a «muy noble, muy leal, benemérita, invicta, heroica y buena» cidade de Oviedo e conhecer uma Espanha diferente do estereótipo das sevilhanas e touradas. Uma Espanha verde com influência celta.

Quer conhecer Oviedo? Se interessou em ficar hospedado no Hotel Reconquista? Pode fazer a cotação pelo Booking: Hotel Reconquista.


Te convido também a conhecer outras cidades com as atrações listadas por blogs amigos:



- San Francisco - US por Casal Califórnia  

- Centro de São Paulo por O Melhor Mês do Ano 

- Rio de Janeiro grátis por Fourtrip  

- BH imperdível por Destinos por onde andei...  

- Sorveterias de São Paulo por Viagem de Fuga  

- Brasília por Atravessar Fronteiras  

- Comer em São Paulo por Família Viagem  

- Aachen - Alemanha por A Li na Alemanha  

- Roma - Itália por Vou pra Roma  

- Rio de Janeiro diferente por Viajando por Aí  

- Rio de Janeiro por #KariDesbrava

- Brasília por Colecionando Ímãs  

- San Luis Potosí - México por Viviendo en el México Mágico!  

- Rio de Janeiro por Janela para o Mundo  

- Avenida Paulista por Me deixa ser turista  

- Haia - Holanda por Turista Fulltime 

- Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha por Ligado em Viagem  

- Parques de São Paulo por Passeiorama

24 comentários

  1. Não sei o que me impressionou mais: o Cristo maravilhoso ou essas fotos de comida! rs.. Gordice a parte, post maravilhoso! Deu vontade de teletranspostar praí =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila! Não é exagero, é uma fartura de comida boa!!!

      Excluir
  2. Deliciosas dicas... belas fotos e um resumo bacana... deu vontade de voltar rapidinho. A Espanha é tudo de bom. Parabens pelo post. Bjs Flavia Zenke

    ResponderExcluir
  3. Que cidade charmosa e a limpeza. Adoro a Espanha, quero conhecer. Muito bom esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Você não vai se arrepender de conhecer Oviedo e a Espanha, Alexandra!

      Excluir
  4. Uma fofura a cidade! Vou ter que voltar a Espanha pela terceira vez, ainda não conheço o Norte!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lidiane! Confesso que, apesar de ir à Espanha quase todos os anos desde que me mudei para a Holanda, nunca visitei Oviedo... Que legal conhecê-la sob seus olhos... quem sabe um dia eu possa conhecer vocês duas pessoalmente?! Adorei a foto do Viajero... quero uma foto com ele!!! Abraço e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já tem motivos pra ir a Oviedo! Como estarei uns meses na Antuérpia, tomamos um café na Bélgica/Holanda e outro em Oviedo 😀!!

      Excluir
    2. Que legal, Lidiane! Vamos marcar um café, sim. Será um prazer lhe conhecer pessoalmente. Abraço!

      Excluir
  6. Que cidade linda, adorei as estátuas e as fachadas das casas, quero muito visitar Oviedo. Quem sabe um dia? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha sim, Gisele! Vai ver o monte de estátuas que há em Oviedo! Bj

      Excluir
  7. Gente, que encanto de cidade! Eu não imaginava que tinha tanta coisa legal!!!

    ResponderExcluir
  8. que legal, não conheço ninguém que tenha visitado a cidade, mas deu vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, não é um destino muito conhecido de nós brasileiros, mas quem conhece se encanta!

      Excluir
  9. Que cidade encantadora! E que delícias são essas? salivei litros aqui!! Amei o post!

    ResponderExcluir
  10. Cidade linda!!! Não conhecia a cidade, mas agora já vai entrar na minha lista!! Bjooo

    ResponderExcluir
  11. Muito legal seu post! E a fabada é boa? Só não fui muito com a cara dela, haha! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boooom, é um prato com sustança!!! Bem no estilo da nossa feijoada. Eu gosto muito, mas é pra ficar o resto do dia sem comer nada. rsrs Bj

      Excluir

  12. Hello! I could have sworn I've been to this site before but after checking through some of the post I realized it's new to me. Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be book-marking and checking back frequently! outlook 365 login

    ResponderExcluir
  13. Oh minha filha, para que matar os coelhos? Não diga este tipo de provérbio.

    ResponderExcluir

Topo