Keukenhof - O Que Achei do Jardim de Primavera Mais Bonito do Mundo

Tulipas no Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo

Ainda dá tempo de ver o “jardim de primavera mais bonito do mundo”, o Keukenhof, que este ano (2016), estará aberto de 24 de março a 16 de maio, de 8h às 19h30.

Atualização: O Keukenhof estará aberto em 2018 entre os dias 22/03 e 13/05. A página oficial você pode acessar quase no final do post.

O jardim, que tem 32 hectares e 15 km. de caminhos entre as mais diversas flores, fica na cidade holandesa de Lisse, (a uns 30 km. de Amsterdã).

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Uma das muitas fontes do Keukenhof

Breve História do Keukenhof

O parque como hoje é conhecido, surgiu em 1949 como vitrine para os produtores de bulbos, que queriam mostrar a qualidade das flores aos clientes.

O terreno que foi cedido aos produtores teria pertencido à nobre Jacoba da Baviera (Jacqueline de Bavière), que o utilizava para descansar, caçar e colher plantas para utilizar na cozinha do castelo. Daí o nome Keukenhof – Jardim da Cozinha.

O que começou como uma mostra comercial, hoje, quase setenta anos depois, é uma das principais atrações da Holanda, atraindo mais de um milhão de visitantes por temporada.

Quando ir

Os dias de abertura do parque mudam a cada ano, afinal, a natureza não é uma ciência exata, e o ciclo das flores depende de vários fatores climáticos. Mas é que é um jardim de primavera, então o parque só funciona na primavera do Hemisfério Norte. Nas outras épocas do ano está fechado.

Dizem que as melhores datas para visitar o Keukenhof é na metade da temporada (abril), pois no início muitas flores ainda não nasceram, e no final, muitas já foram podadas. Mas isso também vai depender do clima de cada ano.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Vários tipos de flores fazem parte da exposição do Keukenhof

O que ver

Outra coisa que muda a cada ano é a temática. Para o Keukenhof 2016 (ano em que fui), as mais de 7 milhões de flores de primavera, com umas 800 variedades de tulipas, foram plantadas de modo a homenagear a “Época de Ouro”, quando a Holanda enriqueceu através  do comércio com o mundo todo.

O tema de 2018 é: Romance.

Além das tulipas, que são as estrelas principais do jardim, há também narcisos, jacintos, vários tipos de árvores centenárias, estátuas, fontes, estufas, lagos, moinho holandês, lojas de bulbos e sementes...

Há também atrações fora da temática do ano, por exemplo uma mini-fazenda pras crianças.

E você pode visitar os campos de tulipas ao redor do parque, em bicicleta ou barco. Dá uma olhada na página do Keukenhof.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Uma das atrações do Keukenhof que atraem as crianças é a minifazenda.

Fonte na entrada do Keukenhof

Como chegar

É possível ir ao Keukenhof com transporte público desde a Estação Central de Leiden, pegando o ônibus 854, ou desde o Aeroporto Schiphol com o ônibus 858.

Fomos de carro (que não foi simples chegar, contarei o motivo mais abaixo), então, não sei como é com o transporte público. O que sei, é que a fila pra volta era quilométrica, uma muvuca (civilizada, mas era muvuca).

De carro, basta seguir as indicações do GPS. O endereço é Stationsweg, 166A 2161 AM Lisse.

O problema é que pode ter algum contratempo (nosso caso!), dependendo do dia e da hora podem ter engarrafamentos, ou o estacionamento estar cheio.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Plantação de tulipas nos arredores do Keukenhof

Como Foi Nossa Visita ao Keukenhof

Aproveitando uma janela com um dia de bom tempo (leia-se: tempo menos ruim, porque fez muito frio!!!), resolvemos ir no sábado, dia 23 de abril.

Saímos da Antuérpia com as entradas e vaga de estacionamento compradas. (Você também pode comprar aqui com o nosso parceiro) e o trajeto demoraria umas duas horas.

Mas, nem tudo são flores! A uns 8 km. do Keukenhof, a estrada que leva ao parque estava fechada e não tinha nenhum desvio ou indicação para tal. Como ninguém sabia nada, não havia placas indicando desvio, já dá pra imaginar a confusão e o engarrafamento que tinha.

Quando o GPS encontrou outra rota, mais engarrafamento. Haviam muitos campos de tulipa pelas estradas e até me arrependi de não ter descido do carro e feito fotos. E quando finalmente chegamos na estrada que leva ao parque, bloqueada também. O estacionamento pelo qual havíamos pago estava lotado. Nos deram indicação de seguir para a cidade. E tcharan... Tudo bloqueado!

Era o dia do Desfile das Flores, o Bloemencorso, dia 23 de abril. A solução que nos deram era esperar pelo término do desfile, que acabaria por volta das 15h30. Não podíamos nos mover. Os carros do desfile eram bonitos, bem elaborados, exalavam perfume de flores e a população estava animada pro desfile. Mas que raiva, não queria ser obrigada a vê-lo.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Carro de flores do Desfile de Flores, o Bloemencorso.

Quando acabou, os amáveis moradores (tô falando sério, amáveis de verdade!) nos disseram por onde tínhamos que seguir. E tcharan de novo!! Era a mesma estrada de antes e que estava bloqueada. Até que o rapazinho disse que podíamos seguir andando ou em bicicleta. Como havia um estacionamento ali, decidimos parar pra respirar e pensar na melhor solução. Estávamos com a baby e era muita viagem pra tentar fazer a visita outro dia.

Daquele ponto até a entrada do Keukenhof tinha mais ou menos 1 km., então decidimos continuar a visita a pé.

Ufa, chegando lá às 17h15, ainda estava lotado!

É um lugar pra ir com paciência, ter em mente que tem que ser bem turista e enfrentar filas, gente tirando fotos, lugares cheios...

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo
Cena típica no Keukenhof: Turista tirando foto das flores :)

Outra ponto negativo foi no restaurante/cafeteria dentro do parque. Nos sentamos e como vimos que estava cheio e tinham poucos garçons, meu marido foi fazer o pedido no balcão, assim ele mesmo já traria os cafés. A atendente disse que tinha que esperar que o garçom fosse à mesa. Tá bom, esperamos, alimentei a baby, vimos pessoas chegarem e saírem sem serem atendidas, até que fizemos o mesmo. Nos levantamos e fomos embora.

Mas valeu a pena a experiência, pelo menos uma vez na vida. É realmente muito bonito, bem cuidado e cheiroso. Talvez meu relato esteja sendo assim negativo porque eu não contava com os contratempos, e viajar com bebê necessita uma logística quase perfeita. Mea culpa!

O jardim é acessível para os carrinhos de bebê e cadeira de rodas, tem parquinho pras crianças, muita coisa pra fotografar e nossa baby adorou as flores.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo

Todas as facilidades do parque podem ser vistas aqui.

Tenha certeza que você verá muita cor, sentirá ótimos perfumes e tirará muita foto com as protagonistas da festa, as tulipas!

Informações Úteis

Endereço: Stationsweg, 166A 2161 AM Lisse.
Horário: 8h às 19h30 (bilheteria fecha às 18h)
Período: 24 de março a 16 de maio de 2016.
Preços: €16 (adultos) e €8 (4 a 11 anos)
Estacionamento: €6

As entradas e o estacionamento dão direito a ir o dia que você quiser, dentro do período de funcionamento. Mas pode acontecer do estacionamento estar lotado no dia que você escolher, assim como aconteceu conosco.

Página Oficial: http://www.keukenhof.nl/en/

Quer saber o que eu levo nas minhas viagens com a nossa baby? Dá uma olhada nesse post. É sobre viagens de avião, mas é quase a mesma coisa para viagens de carro.

Keukenhof, o jardim mais bonito do mundo

Um dos cantinhos no Keukenhof feitos pra tirar muitas fotos. Esse imita uma praia.