Já é Primavera no Hemisfério Norte! E no Hemisfério Sul?


Primavera e Equinócio



E finalmente, chega ao Hemisfério Norte a estação que para mim, é a mais linda do ano: a primavera.

Tempo das flores, do recomeço, da renovação. Tchau frio, tchau roupas pesadas, tchau preguiça!! E um oi cores, oi luz e oi calcanhares!

Dias cada vez mais longos, que vão anunciando a estação que eu mais gosto: o verão.

Isso até me fez relembrar as aulas de geografia, em que Equinócio e Solstício pra mim soavam como grego ou chinês.

Antes de mais nada, sempre me perguntam em que estação estou aqui na Europa. É simples saber: é sempre o contrário do que é no Brasil.  Por exemplo: Se é outono no Brasil (Hemisfério Sul), é primavera na Europa (Hemisfério Norte). Assim:

Primavera    Verão
        ↕                ↕
  Outono      Inverno

Pois bem, hoje foi o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e equinócio de outono no Hemisfério Sul.

Primavera e Equinócio
Roc de Sant Gaietá - Espanha

Mas, o que é Equinócio?


No equinócio (do latim aequus nox  – noite igual) - em quase todo o mundo, menos nos pólos – o dia dura quase exatamente o mesmo que a noite e o nascer do sol se alinha com o leste e o pôr-do-sol com o oeste.

O equinócio é o mais preciso marcador do tempo na natureza já que é um ponto de equilíbrio das estações do ano e no ciclo do planeta. Após esse dia, os hemisférios trocam de lugar para receber mais diretamente a luz do sol.

Primavera e Equinócio
Le Havre - França

O ciclo das Estações


No hemisfério em que é primavera (é o caso da Europa agora) os dias vão ficando cada vez mais longos, até culminar com o solstício de verão (dia mais longo/noite mais curta do ano) e daí os dias vão ficando cada vez mais curtos até igualar o dia e a noite de novo no equinócio de outono (é o caso do Brasil agora). Daí os dias vão ficando cada vez mais curtos, até culminar com o solstício de inverno (dia mais curto/noite mais longa do ano), quando, à partir daí, os dias vão sendo cada vez mais longos até chegar ao equilíbrio com o equinócio de primavera. E assim segue o ciclo...



Primavera e Equinócio

A importância do Equinócio para as Civilizações

Equinócio e solstício tiveram um papel fundamental na história de muitas civilizações, que seguiam o movimento dos astros e da natureza para saber qual a melhor época para plantar e colher. E, ainda mais importante, esses elementos faziam parte da história da criação e dos deuses dessas culturas.

Vários monumentos antigos foram dispostos de acordo com os equinócios. São os casos das pirâmides do Egito ou de Stonehenge.

O equinócio de primavera representa a renovação e o despertar da natureza, que chega com a luz do sol. As flores começam a crescer, os pássaros a cantar e a terra fica fértil, avançando até o esplendor do verão, tempo das colheitas.

A mim, só me resta aproveitar ao máximo esse solzinho que tanto alegra meus dias, porque na Europa, logo-logo chega o frio bravo de novo.


 
Primavera e Equinócio
Le Havre - França


Primavera e Equinócio
Le Havre - França


Primavera e Equinócio
Amsterdã - Holanda

Se for visitar a  Europa na primavera, tenho estes posts pra você:


Se for no verão, dá uma olhada aqui:


E se for no outono, tenho esse:


E tenho um post com super dicas pra quem vai viajar no inverno:


Mas se você não faz ideia de qual a melhor época pra viajar à Europa, esse post pode te ajudar: 


Nenhum comentário

Topo