Qual a Melhor Época do Ano Para Viajar à Europa?



Ter a oportunidade de viajar à Europa é sempre bom em qualquer época do ano. Cada estação tem seu próprio encanto e às vezes, um mesmo destino parece outro quando mudamos de temporada, oferecendo serviços e atrações totalmente diferentes conforme a estação.

Sendo assim, não existe melhor ou pior época para viajar à Europa. Você tem que se perguntar o que busca conhecer com a viagem, quais suas prioridades

Não existe fórmula mágica! O que eu posso considerar ponto negativo, pra outra pessoa pode ser positivo!

Outra coisa que temos que levar em consideração ao programar uma viagem à Europa é que não é a mesma coisa o inverno do sul da Espanha e o inverno da Alemanha, por exemplo. O clima europeu varia muito, tanto de norte a sul quanto de leste a oeste.

Então, aqui vão alguns pontos pra te ajudar a escolher qual vai ser a sua melhor época pra viajar!

Verão

(meados de junho a meados de setembro)

Sem dúvida é a temporada mais cara para sair de viagem. É nessa época que há férias escolares e de muita gente no trabalho. Como em muitos países europeus o bom tempo só dura mesmo nesses meses, a maioria quer aproveitar a vida, cada raio de sol! Então, além dos preços mais altos, podemos esperar muitas filas pra tudo, passeios com muita gente e quase sempre debaixo de sol forte. 

Se quiser mesmo viajar nessa época, planeje com antecedência pra não correr o risco de ficar sem hotel, avião, restaurantes e atrativos.

Nessa época há muitas festas e festivais, muitas atividades nas praias, parques e piscinas. O verão europeu costuma ser muito animado, ainda mais que amanhece cedo e anoitece muito tarde. Mais tempo de luz, mais tempo pra aproveitar!

Não gosto muito de visitar pontos turísticos no verão, mas quando o passeio envolve água, passo "facinho" por cima desses problemas! Nada melhor que tomar um solzinho à beira da praia no verão!



Restaurantes cheios, mas o bronzeado em dia! (Honfleur-França)

Passeio "tranquilo" pelo Jardin des Tuileries! (Paris)

Fila básica pra entrar em Notre Dame (Paris)

Outono 

(meados de setembro a meados de dezembro)

Uma boa época pra quem busca economia e clima ameno (mais pra frio em novembro e dezembro). As férias escolares já terminaram e há menos turistas, já que o friozinho começa a chegar. Em conseqüência, os preços caem bastante e os atrativos turísticos estão mais vazios. Muitos ainda têm o horário de visitação maior, como no verão.

E as paisagens de outono são lindas! Sabe aquelas fotos de árvores com várias cores e folhas no chão? É tudo verdade! Muita gente acha que é a estação mais romântica do ano.


Amo essas cores! 



Inverno 

(meados de dezembro a meados de março)

Pra mim e pra muitos turistas é a pior época. Detesto quando vou tirar uma foto e quase tenho os dedos congelados! E se não bastasse o frio, no inverno europeu chove muito. Sem falar que os dias são mais curtos e anoitece muito rápido.

Sinceramente, se eu pudesse, hibernaria no inverno. Não desfruto muito dessa época, deu pra perceber, né!

Mas nessa estação, mais que em outra, depende muito do que você busca conhecer. Se quiser ver neve, é a temporada certa. Se quiser ver os mercadinhos de Natal do norte da Europa e lindas decorações natalinas, não tem escolha, tem que viajar no inverno.

Os preços são relativamente mais baixos, mas dezembro é considerado alta temporada e os inconvenientes do verão voltam nesse mês. Pra economizar, os melhores meses são janeiro e fevereiro.

Outra coisa pra incluir no planejamento da viagem de inverno é o tipo de roupa. Dependendo do país que você for visitar a roupa mais quentinha que você usa no inverno brasileiro não serve para o inverno europeu. Vai ter que comprar roupa no Brasil a preços exorbitantes ou na Europa, com o euro valendo quase 4 vezes mais que o real.

O bom é que dá pra visitar tudo com calma e conhecer melhor a maneira de viver local. Por trás daquela tonelada de roupas de inverno bate um coração (quase sempre)!

Tem esse outro post com dicas pra você aproveitar ao máximo sua viagem no inverno sem congelar.


Noite fria pra ver o Barça. (Barcelona-Espanha)

O Papai Noel na Europa sim, que leva roupas adequadas para o clima. (Le Havre-França)

Paris num dia frio e chuvoso de inverno.

(Antuérpia- Bélgica)

Primavera 

(meados de março a meados de junho)

Ah! Época das flores e cidades perfumadas! O calorzinho, as cores e a alegria voltam aos corações europeus.

Mesmo que no norte da Europa não faça muito calor ainda, já dá pra notar bastante o aumento da temperatura com relação ao inverno.

Em abril eu já freqüentava a praia em Sines (Portugal) e Tarragona (Espanha). Mas em Le Havre (França) e na Antuérpia (Bélgica), o calor de verdade quase sempre só chega em junho.

Os preços não são tão baixos como no outono, mas não tão altos como no verão. Assim, dá pra aproveitar mais se o que você busca é uma viagem com bom tempo.

Há alguns casos que são considerados alta temporada, como a Semana Santa e os campos de tulipas holandeses e o Keukenhof, por exemplo. Precinhos nas alturas e muitos turistas com muita vontade de turistar!


Primavera, tempo de ver flores! (Holanda)


Primavera também é tempo de tomar alguma coisinha ao ar livre. (Sevilha- Espanha)

De qualquer maneira, não deixe de viajar à Europa, mesmo se você considerar que a data em que puder ir não é muito boa. Para economizar, compare preços, pesquise nas páginas oficiais de turismo do destino, fique em um hotel mais simples do que tinha imaginado e, dentro da Europa, tente viajar em trem ou cias. low cost. Sempre dá pra aproveitar a Europa em qualquer estação do ano!!



Blogagem Coletiva


Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema "Viajando nas Quatro Estações". Dá uma olhada nas dicas dos outros blogs:

- Destinos por onde andei... - Primavera em Nova York
- Por aí com os Pires - Flórida no verão
- Família Viagem - As cores do outono em Seattle
- Cantinho de  - Como é New York na primavera
- Viagens que Sonhamos - Inverno na Serra Gaúcha
- A Path to Somewhere - 10 lugares para curtir o outono em Nova York
Mochilão Barato - Mochilando no Inverno Europeu
- Viagens Invisíveis - Inverno em Malta, vale a pena?
- Viajando em Familia - Orlando no Verão ou Inverno?
- Pequeno Grande Mundo - Em Manaus é verão o ano inteiro
- Destino Mundo Afora - Inverno na Serra Catarinense
The Nat’s Corner - Verão Europeu: O Que Levar na Mala
- Baianos no Polo Norte - 10 motivos para visitar Toronto no verão


37 comentários

  1. Você não gosta do inverno? Então bati aqui, somos duas...embora amei conhecer Praga e Berlim em dez/jan, mas seria uma experiência uma vez só, rsrs.
    Já estive 2 vezes na europa no final do verão, em setembro, e simplesmente amei. E tenho vontade de ver as cores do Outono.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto, não! hahaha Me conformo com o frio, mas não me acostumo. Tem que voltar mesmo, o outono é lindo! Abraço!!

      Excluir
  2. A melhor época vai depender mesmo de cada um. Cada estação nos proporciona experiências diferentes, acho que o ideal seria se pudéssemos ir uma vez em cada uma delas só para comparar. :-)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pensado!! Vou além: Ir pelo menos uma vez em cada estação e em países diferentes! Que maravilha que ia ser :) Bjin

      Excluir
  3. Eu também prefiro viajar no Verão, apenas existem um outro país que quero viajar com neve como a Suiça e Islândia.
    Aliás falo nisso no meu ultimo post, em que acabei de vir do Reino Unido e estava meio desejosa de voltar para Portugal :D

    http://www.viveraviajar.com/2016/07/voltei-do-reino-unido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já até pensei se quero ir a algum país com neve e algumas fotos até me animam um pouco, mas quando imagino a sensação de frio, a vontade passa rápido rs

      Excluir
  4. Eu também prefiro viajar no Verão, apenas existem um outro país que quero viajar com neve como a Suiça e Islândia.
    Aliás falo nisso no meu ultimo post, em que acabei de vir do Reino Unido e estava meio desejosa de voltar para Portugal :D

    http://www.viveraviajar.com/2016/07/voltei-do-reino-unido.html

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu acho que cada estação tem a sua beleza. Sou meio que dessas que vê coisa boa em tudo, sabe? Gente, olha essas estações tão bem definidinhas...

    Agora, realmente, o fator que pesa: preço. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho todas lindas também, mas o inverno pra mim é bonito só em foto! rsrs :D

      Excluir
  6. Também acho que Europa no Verão dá para aproveitar muito mais, os dias são mais longos e as temperaturas mais amenas... Mas concordo com você, viajar é bom em qualquer época do ano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E todo mundo mais alegre, tudo mais colorido... Eu sou eterna fã do bom tempo! rsrs

      Excluir
  7. Para todas as estações você deu pontos positivos que farão qualquer um ficar encantado por uma viagem à Europa. Estou indo fazer a minha quarta viagem e não pretendo parar nunca. Beijos, lindo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Não para mesmo, não! E em cada uma que fizer vai se surpreender porque é tudo tão diferente em cada estação e em cada país! Vai pra Itália, né?! É um país que tenho muita vontade de conhecer. Bjin

      Excluir
  8. Também não sou muito fã de viajar no inverno e congelar os dedos hahaha pelo menos já inventaram a luva que funciona com telas touchscreen hahaha Já fui no verão para a Europa, quero visitar na primaveira agora que deve ser lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhora com essa luvinha, mas não tenho muito jeito com ela! rs Primavera é linda, sim! Muitas cores e perfume de flores no ar. Você vai adorar! bj

      Excluir
  9. Viajar no verão sempre é uma delícia! Pra mim, vai ser sempre a minha escolha se eu puder ($$$). Mala levinha, só roupa de calor... uma delícia! Mas aguento a primavera e o outono também :)

    E do inverno...Eu ACHAVA que gostava de inverno quando morava no Brasil... Me enganei FEIO! Quando vim morar no Chile e me deparei com a loucura de que o inverno é frio (de verdade) e chove (CHOVEEEEEE!) eu percebi que esse clima é a pior combinação possível... sorte que passa rápido - e passamos gordinhos, já que todo mundo come demais nessa época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim comigo! O problema aqui é que o inverno demora a passar, aí já viu, a comilança também se estende... E exercício físico - zero. Inverno é péssima combinação em tudo! rs

      Excluir
  10. Já fui no verão e vou agora no outono. Mas, depois desse post, já sei que vou ter que voltar na primavera nem que seja só pra ter fotos dessas flores e cores lindas!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Primavera é linda, sim! Além das cores o perfume também é bem marcante. O jeito é voltar, você vai gostar! :D

      Excluir
  11. Excelente post! Acho que viajar para a Europa é SEMPRE uma boa ideia. Eu tenho preferência pela primavera e outono porque acho verão complicado por conta de preços elevados e calor fortíssimo que desanima fazer longas caminhadas e inverno desestimula fazer muita coisa bacana devido ao desconforto causado pelo frio e pelos dias serem mais curtos. Aliás, suas fotos do outono estão PERFEITAS! Que cores! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!! :D É isso mesmo!E dependendo do lugar, fica impossível visitar no verão, de tanto calor que faz. Já vi que vocês mudaram o nome do blog, ficou muito legal! Abç

      Excluir
  12. Já estive na Europa no inverno e no outono. Sou doido para voltar no verão. Realmente existe 4 Europas, uma em cada estação do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem que voltar, sim! Já passou friozinho agora tem que aproveitar a animação do verão! :D

      Excluir
  13. Só de ler este post, já deu vontade de voltar para a Europa NOW!!! Amo e geralmente vou nas meias-estações pra fugir, principalmente, do excesso de turistas! Muito legal a comparação! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi! Têm destinos que ficam cheios mesmo. Pra morar prefiro o verão, mas pra viajar a destinos que não sejam praia, gosto de ir no começo do outono. Muita gente me estressa ahahahah Abç :D

      Excluir
  14. Olá, Lidiane!
    Adorei o post, a mais pura verdade: a Europa é linda em qualquer época do ano!
    Parabéns pela matéria, muito inspiradora.
    Abraços, Cristina e Renato - Blog Pegadas na Estrada

    ResponderExcluir
  15. Lidiane! Este post está belíssimo, reforçando o quanto a Europa pode ser linda de diferentes maneiras. Parabéns, o conteúdo e as fotos estão ótimas! :)

    ResponderExcluir
  16. Se dependesse de mim, eu viajaria o ano inteirinho!
    Não importa a estação e nem se vou virar picolé ou derreter igual a um...
    O importante é estar rodando o mundo!
    Gostei muito do post e das fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é mesmo! Admiro quem consegue ver o lado positivo nas viagens de inverno! Eu ainda não me desprendi disso !! Um dia eu consigo!! Que bom que gostou! :)

      Excluir
  17. Que demais!! Eu quero muito ir no outono e na primavera, mas todas as estações têm sua beleza, né? <3 Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Tem sim, cada estação nos traz uma surpresa boa! :D

      Excluir
  18. Sobre o inverno... Só me lembro daquelas fotos que só dá para ver o olho de fora e ninguém nem te reconhece rsrs

    ResponderExcluir

Topo