Verão e Praia na Holanda - Onde Ficar em Zeeland


Verão na Holanda - Renesse

Passar o verão na Holanda, acho que não é a primeira escolha de destino de ninguém pra ter umas férias com calor, sol e água fresca. Os dias realmente quentes são poucos, o sol quase sempre vem acompanhado de nuvens e a água não é só fresca, é gelada!

Mas morando na Antuérpia (norte da Bélgica), com só 3 dias de “férias” e com um bebê de 1 ano, decidimos passar um fim-de-semana na Zelândia, província dos Países Baixos (a nossa querida Holanda!), que está a 1 hora de onde vivemos e é muito conhecida pelas suas praias.


Renesse – Zelândia (Zeeland)


A cidade escolhida foi Renesse, na província da Zelândia (Zeeland). Essa região é um delta dos rios Reno, Mosa e Escalda e é muito famosa por suas praias. Um quarto dos Países Baixos está ao nível do mar ou abaixo dele, então essa região é ótima pra ver o complexo sistema de diques e drenagens que os holandeses construíram desde a Idade Média para poder aumentar a superfície do país.


Verão Holanda

A praia de Renesse é banhada pelo gelado Mar do Norte, tem mais de 21 km. de extensão e muita diversidade: há pontos mais familiares, de nudismo, para os amantes de esportes aquáticos... e nela costumam aparecer muitas focas, ótima atração sobretudo para as crianças.

No pedaço de praia em que estivemos, havia uma boa infra-estrutura com dois restaurantes bem grandes na areia, ducha e cesto de lixo. Foi um dia bem quente e a praia estava lotada mas tranquila, porque além de extensa, a praia é também larga e estávamos todos bem distribuídos.


Verão Holanda



Outro ponto positivo da praia é que ela é BandeiraAzul, uma distinção que é dada a praias (marítimas e fluviais) e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos usuários e sensibilização ambiental. E realmente ela é muito limpa.

A praia está relativamente perto da cidade (uns 3 km.) e muita gente vai andando ou em bicicleta. Há também várias linhas de ônibus que fazem o trajeto à praia gratuitamente no verão. Recomendo esses meios de transporte, já que não é fácil encontrar vaga nos estacionamentos.

Renesse é pequena e tem pouco mais de 3000 habitantes, incluindo a área rural. Dei uma olhada na página de informações e até que tem umas coisinhas legais pra fazer, olha aqui. (Google Tradutor nele!). Nós visitamos só o centro mesmo: pequeno, limpo e cheio de gente passeando tranquilamente.

Verão na Holanda - Renesse

Onde Ficar em Renesse


Levando em consideração o que comentei no início do post, o tempo na região não é dos melhores pra passar o verão, e queríamos ter a certeza de que poderíamos aproveitar os três dias. Se chovesse, o que poderíamos fazer com um bebê? Então, pesquisando no Booking, decidimos pelo Camping De Wijde Blick por causa da piscina coberta. Se fizesse mau tempo e não pudéssemos ir à praia, podíamos pelo menos aproveitar a piscina.

E foi exatamente o que aconteceu! No primeiro dia fez muito calor e fomos à praia, nos outros dois dias, muito vento e tempo nublado.

Hospedagem


Camping De Wijde Blick tem área pra barracas e motorhomes e tem também bangalôs de vários tamanhos. Ficamos em um bangalô com dois quartinhos, banheiro, sala e cozinha conjugada, com direito a uma vaga no estacionamento. Cada bangalô tem o nome de uma ave, o nosso era Waterhoen, frango d’água.

Verão na Holanda - Renesse

Verão na Holanda - Renesse


Verão na Holanda - Renesse


A cozinha tinha lava-louças, cafeteira, frigobar, microondas, fogão e utensílios de cozinha e a sala com tv a cabo. Não tem ar-condicionado, mas acreditem, tem gente que se hospeda num lugar desses no rigoroso inverno holandês, então tem aquecedor. No único dia de calor mais forte que pegamos, sentimos falta de ar-condicionado ou ventilador, pois a casinha ficou parecendo um forno.

E gente do céu, não sabia como funcionava esse tipo de hospedagem e passamos aperto. Tinha que ter levado roupa de cama, toalhas, toalha de mesa... Pensei que era como num hotel, que tava tudo ali bonitinho esperando pela gente, mas não, é um pouco esquema de camping mesmo, você tem que levar suas coisas. Mas eles disponibilizaram edredons, utensílios de limpeza e até jogos de tabuleiro. Toda a área do camping possui wi-fi, mas o sinal não era muito bom.

Como tínhamos pedido um berço, repartimos a roupa de cama do berço entre as camas. O berço era grande pro lugar e afinal, a baby dormiu com a gente. Foi a solução tabajara encontrada para o primeiro dia. No dia seguinte, comprar só o lençol, porque eu tinha levado toalhas pra usar na praia e não foram usadas já que o tempo não colaborou.

Fora esse imprevisto, achei cômodo pra nós três, ou até mesmo para mais uma criança. Já quatro adultos acho que fica um pouco apertado. Mas ainda assim, seria mais cômodo que ficar em barracas.

Alimentação


Como não sabia muito bem o que nos esperava, contratamos o café da manhã. Todos os dias levavam uma cesta ao nosso bangalô na hora combinada. Pra quem preferir, pode comer a mesma coisa na cafeteria do camping pagando um pouco menos. Teria sido melhor assim, ainda mais que nossa casinha estava perto da cafeteria e poderíamos ter ido a hora que quiséssemos dando um passeio. Mas se tivéssemos ido à cafeteria, não teríamos a visita dos patos do camping, que sabiam a hora do café-da-manhã e iam fazendo uma peregrinação pelas casinhas pra ver se conseguiam alguma coisa.

Outras comodidades do camping: além da cafeteria, tem restaurante pra comer no locar ou pra levar pra viagem e um mini-supermercado que tem de-tudo-um-pouco. Nós compramos uma carne e fizemos um churrasquinho (a churrasqueira também é disponibilizada pelo camping) e algumas coisinhas pra fazer comida em casa em um dos dias.

Verão na Holanda - Renesse

Verão na Holanda - Renesse

Lazer


Pra quem quiser ir à praia, o camping está a uns 3 km. Uma das alternativas é alugar bicicleta no próprio local.

O camping conta com vários parquinhos para as crianças e atividades com monitores. A atração que a baby mais gostou foi uma espécie de cama elástica.

E o que a mamãe mais desfrutou foi da piscina, motivo da escolha por esse camping. Ela é fechada e tem um tobogã. A piscina grande tem a profundidade constante de 1,40m. Eles têm umas cadeirinhas-bóia para os bebês. Achei muito fofo! Há também uma área molhada para os bebês com um escorregador.

Conta ainda com campo de futebol e quadra de basquete.

Verão na Holanda - Renesse


Verão na Holanda - Renesse


Verão na Holanda - Renesse

Enfim, achei uma boa maneira de hospedagem, dando muita autonomia para os hóspedes fazerem o que bem entendem na hora que quiserem. Já pra quem busca as comodidades que o hotel dá, como não ter que se preocupar com limpeza e alimentação, talvez não seja uma boa ideia.

Os preços variam de acordo com a época do ano e modo de hospedagem, por isso vou deixar os contatos do Camping logo abaixo.

Há inúmeras opções de hospedagem nesse estilo e em outros no “litoral” holandês e passar o verão na Holanda pode ser uma boa pedida pra quem busca descansar em um local longe do calor forte dos países mais ao sul.


Verão na Holanda - Renesse

Verão na Holanda - Renesse


Camping De Wijde Blick










Encontre bons preços de hotéis na Holanda!


Booking.com

Nenhum comentário

Topo