Heureka, o Museu de Ciências da Finlândia

heureka finlandia

Uma atração popular perto de Helsinque para levar as crianças é Museu de Ciências da Finlândia, também conhecido como Heureka.

Situado em Vantaa, na região metropolitana de Helsinque, o museu é interativo e os visitantes aprendem sobre ciências e tecnologia brincando.

Além da exposição principal, há várias exposições temporárias com diversos temas, oficinas, laboratório de experiências científicas, exibição de filmes e um moderno planetário.


heureka finlandia


heureka finlandia


Nossa visita ao Heureka

O preço é bem salgado - 22€ - adultos, 15€ - 6 a 16 anos, grátis até 5 anos (em 2019) - e de fora, o prédio parece bem maior do que realmente é por dentro.

Apesar disso, o Heureka é um dos centros recreativos mais populares da Finlândia, atraindo cerca de 300.000 visitantes por ano.

Fomos em um feriado e a fila era enorme (demos bobeira de não comprar a entrada antes), dentro estava lotado e havia atividades bem concorridas.

Por isso, planeje passar o dia inteiro no Heureka pra fazer valer o seu dinheiro, ainda mais se for um dia chuvoso. Há um restaurante e uma loja de presentes com o tema Ciências, claro!

A nossa filhinha de 3 anos adorou e nós acabamos embarcando nas atividades que ela fez, mas acho que para adolescentes deve ser um pouco chato.

heureka finlandia

Dentre as coisas vistas, ela aprendeu (com a ajuda do papai) como construir um carro de corridas, uma nave e viu como funciona a eletricidade. Duas das exposições temporárias que nós vimos foram a dos Dinossauros Gigantes e Cuide do seu Cérebro!


heureka finlandia

heureka finlandia

Na exposição principal, um clássico da ciência como o pêndulo de Foucault e uma bicicleta na corda-bamba. Na exposição Sobre Moedas, além de ver como as moedas são fabricadas, dá pra cunhar uma moeda com o nosso próprio rosto. Infelizmente, a gente não entendeu essa parte e saímos sem nossa moeda.

Há ainda vários experimentos menores sobre a física, como ilusões de ótica e inércia.

heureka finlandia

heureka finlandia


Já no Planetário foi o contrário. Nós ficamos de boca aberta com as instalações e com o vídeo apresentado e ela se cansou rápido. Os filmes são apresentados em finlandês e há audioguias em outras línguas (português, não). Vimos o Phantom of the Universe sobre a matéria escura do universo e durou 25 min.

É isso, foi um dia agradável e interessante, mas pra ir uma vez e já está bem. Além de caro, pelo menos metade da exposição não mudará.

heureka finlandia

heureka finlandia

Há trens saindo do Aeroporto de Vantaa ou do centro de Helsinque que param na estação Tikkurila, há 600 m. do Heureka.

Maiores informações, visite a página oficial: Heureka

Buscando atividades em Helsinque pra fazer com as crianças? Dá uma olhada aqui! 

Nenhum comentário

Topo