Helsinque com Crianças - Lugares Divertidos pra Visitar

helsinque com crianças finlandia

Na Finlândia há muitos incentivos sociais para as famílias e principalmente para as crianças. Então, é normal que invistam também na diversão pra garotada.

Nesse post listei alguns lugares que estão na capital ou bem pertinho e com fácil acesso, mas se seus planos são outros, saiba que em cada esquina há parques infantis super bem montados, ideais pra sua parada entre uma atração e outra.


Vamos lá!

1 - Helsingin Kaupunginmuseo

O Museu da Cidade mostra o passado de Helsinque de maneira interativa. Vai agradar os adultos também, mas tem uma ala especial para as crianças, o Children's Town, em que os objetos têm a escala delas. Tudo é manuseável, desde o barco viking, até a escola dos anos 30 com as carteiras duplas (meu primeiro ano na escola foi em uma sala bem parecida, deu saudade!). O que a minha menininha mais gostou foi da televisão em preto e branco na sala da vovó, uma imitação de uma típica sala dos anos 70.

O museu fica bem no centro da cidade, pertinho da Praça do Senado (Senaatintori) e funciona num edifício de 1757, o mais antigo de Helsinque. E essa divertida viagem no tempo é gratuita.

Mais informações:
Helsingin Kaupunginmuseo

helsinque com crianças

helsinque com crianças

2- Suomenlinna

O arquipélago de Suomenlinna é uma antiga fortaleza declarada patrimônio pela UNESCO. É uma das atrações mais famosas da Finlândia e pra chegar lá, a gente tem que pegar um ferry (balsa) na Praça do Mercado (Kauppatori) em Helsinque. A diversão já começa aí!

Contei tudo sobre nosso passeio por Suomenlinna neste post aqui.

Depois é explorar a ilha como em uma caça ao tesouro pirata. Na antiga fortaleza, dentre as várias atrações e atividades, há canhões e túneis, um dos estaleiros mais antigos do mundo em funcionamento e que hoje em dia restaura barcos antigos e 6 museus. Um que nós visitamos foi o Museu do Brinquedo, que possuem brinquedos do princípio do séc. XIX até a década de 60. É interessante e ao mesmo tempo parece um filme do boneco Chuck! hahahah. Somente o Museu de Suomenlinna funciona também no inverno, os outros funcionam somente na primavera/verão.

Na ilha há cafeterias e restaurantes muito charmosos, supermercado, já que na ilha vivem cerca de 800 pessoas.

Somente tem que ter atenção à época em que será feita a visita, já que o inverno na Finlândia é rigoroso e muitas atrações e serviços não funcionam.

Mais informações:
Suomenlinna/Sveaborg

helsinque com crianças

helsinque com crianças

helsinque com crianças

3 - Áreas de Lazer

Além de parquinhos espalhados por toda a cidade, há grandes áreas de lazer em várias regiões de Helsinque. A maioria tem piscina, vários brinquedos e até campinho que se transforma em pista de patinação no inverno. O que eu acho mais legal é que nas férias escolares eles servem comida pras crianças, basta levar a marmita e os talheres.

Outra coisa que chama a atenção nos parquinhos é que há um monte de brinquedinhos na caixa de areia e ninguém leva pra casa. Os brinquedos ficam guardados em baús para o uso de todos.

Inclusive se você esquecer algum objeto, é bem provável que quando voltar pra procurar esteja no mesmo lugar.

Mais informações:
Helsinki Playgrounds

helsinque com crianças

helsinque com crianças

helsinque com crianças

4 - Contato com a Natureza

Entrar em contato com a natureza na Finlândia é fácil e normal. É muito gostoso fazer uma caminhada ou até mesmo acampar nos incontáveis bosques que há no país. Normalmente, há área para cozinhar e fazer churrascos e alguns têm até mesmo sauna. Sem falar nas prainhas na beira dos lagos, são tantas que uma é pra chamar de sua!

Vou recomendar dois dos parques nacionais, mas bosques menores há em toda parte, inclusive dentro de Helsinque.

Nuuksio National Park (Nuuksion Kansallispuisto)

O parque possui trilhas sinalizadas para todos os gostos e dificuldades: de 1,5 a 17 km de trilhas a pé, 22 km de ciclovias, 30 km de trilhas a cavalo. Há um grande centro de informações onde disponibilizam vários serviços, como o aluguel de mochilas de trekking (10€ a  diária) que suportam crianças até 20 kg. Foi uma "mão na roda" pra gente, porque nossa menina já estava cansada de uma semana intensa com muitos passeios!

helsinque com crianças


Sipoonkorpi National Park (Sipoonkorven Kansallispuisto)

Esse parque tem mais traços de civilização do que o Nuuksio.  Além da área de churrasco e da sauna, o estacionamento é bem perto da área de cafeteria, há casinhas pra trocar a roupa e a melhor parte pras crianças: fizeram uma divisão no lago que funciona como uma piscina infantil, com direito a prainha de areia. Tudo no mesmo lugar: facilidades e infra-estrutura ↔ natureza e tranquilidade. 

Se você for no inverno, não desanime! Os lagos se transformam em pistas de patinação, os morros em pistas de esqui e dá até pra fazer a tradicional sauna finlandesa e sair correndo pra tomar um banho no lago gelado.

E não importa a época do ano, dê bom exemplo às crianças e recolha o seu lixo.

helsinque com crianças

5 - Ambiente rural

Outro costume aqui que as crianças adoram é passear nas fazendinhas e conhecer a vida rural. Também vou indicar duas que pertencem à administração de Helsinque, então as visitas são gratuitas:

Haltiala Farm (Haltialan kotieläintila)

Nos meses mais quentes, os animais estão no campo e no inverno estão abrigados em um curral. Há ovelhas, porcos, galinhas, vacas... Dentre os cultivos estão os de centeio, girassóis e vários tipos de grãos, que podem ser colhidos gratuitamente pelos visitantes.

Há também um parquinho e um restaurante em frente. O Ravintola  Wanha Pehtoori funciona numa típica casa finlandesa. Há também uma churrasqueira de uso gratuito e comunitário, é só levar o carvão e a carne!

Fallkullan Farm (Fallkullan kotieläintila)

No mesmo estilo da Haltiala, com animais rurais e uma cafeteria. O diferencial é o centro da juventude, com várias atividades e cursos para os jovens entre 9 e 17 anos.

helsinque com crianças

helsinque com crianças

helsinque com crianças

6 - Heureka 

O Centro Finlandês de Ciência é o mais popular dos centros recreativos. Nele, as crianças aprendem ciências brincando. Além das exposições temporárias, há também planetário, oficinas de ciências, laboratório de experimentos, exibição de filmes... Um espaço interativo dos mais modernos. O que achamos do Heureka: neste post aqui.

Mais informações:
Heureka 

7 - Luomos - Luonnontieteellinen Keskumuseo

No Museu Finlandês de História Natural as crianças descobrem como a fauna finlandesa se adaptou às condições climatológicas do país, como é um ano na vida dos animais da região e claro, como foi a vida dos dinossauros.

Mais informações:
Luomus - Natural History Museum

8 - Seurasaaren Ulkomuseo

Outra ilha interessante pra conhecer é a Seurasaari, que abriga o Museu ao Ar Livre. No meio do bosque foram colocadas casas típicas de várias partes da Finlândia e de diferentes épocas. Na ilha há ainda restaurante, cafeteria, lojinha de presentes e até uma praia de nudismo. Além disso, durante o ano há vários eventos de música, dança e folclore local.

Confere o post sobre Seurasaari aqui!

Mais informações:
Seurasaaren Ulkomuseo

helsinque com crianças

helsinque com crianças

9- Centros Comerciais (Shopping Center)

A maioria dos centros comerciais disponibilizam uma área de jogos gratuitas para as crianças. É perfeito para aquele dia que você resolveu fazer uma compra ou caiu uma chuva danada e as crianças estão entediadas. 

Como exemplo, a Leikkiasema no shopping Itis, onde as crianças podem brincar gratuitamente num espaço de 300 m² acompanhadas de um adulto por uma hora.

helsinque com crianças

helsinque com crianças

10- Não recomendo: Korkeasaari Zoo


O Zoológico de Helsinque entra nesta lista porque é uma das atrações mais populares da cidade, principalmente pra quem está com crianças. O grande diferencial é que o zoo está instalado numa ilha.

Por que eu não recomendo?

Ultimamente, tenho pensado em como posso ajudar o meio ambiente e praticar um turismo mais responsável e sustentável. Eu estava meio na dúvida se visitar o Zoo seria uma boa. Tenho uma filhinha pequena que, como a maioria das outras crianças, adora ver animaizinhos. Fui pesquisar e a maioria falava bem, que os animais são bem tratados e com um espaço que imita seu habitat natural.  

Apesar da consciência pesar um pouco, no fim das contas decidi que a levaria.

Acho que houve exagero dos bons comentários. Que os animais são bem tratados não duvido. Que o espaço imita o habitat natural, pode ser. Mas cada bichinho está preso num espaço muito apertado.

Grandes felinos que precisam de quilômetros e quilômetros quadrados confinados em alguns metros. O coitado do urso com algumas pedras e uma terrinha pra cavucar, ainda tem que compartilhar o lugar com outro urso.

Essa grande quantidade de comentários na internet de gente falando que os animais têm muito espaço disponível me deixou boba. 

É tudo limpinho e arrumadinho, sim, e com boa infraestrutura para as famílias (como tudo na Finlândia). Até acho que os zoos têm um papel na pesquisa e preservação de espécies ameaçadas, mas o aperto dos animais realmente me deixou com a consciência mais pesada ainda. Só pra esclarecer, não estão em uma jaula de circo, mas comparando com o terreno que percorrem na natureza, é como se estivessem.

helsinque com crianças



- Veja outras cidades bonitas para visitar numa viagem à Finlândia, perfeitas para um bate e volta desde Helsinque:

Porvoo - Uma Cidade Medieval na Finlândia

Tallinn, capital da Estônia 

- Buscando hotéis na Finlândia? Confira essas superdicas do Booking!

Booking.com

Nenhum comentário

Topo