Le Havre - primeiras impressões sobre o berço do Impressionismo



le havre normandia

Novo destino, primeira semana, primeiras impressões…

Estamos em Le Havre, cidade com quase 190 mil habitantes e a principal da Normandia, região situada no noroeste da França. Está na desembocadura do rio Sena.
O nome da cidade significa “O Porto”, já que desde seu início foi importante porto de navegação pelo Rio Sena e pelo mar, pelo Canal da Mancha.

Hoje, é o segundo maior porto da França.

Fundada no séc. XIV, quase nada nos faz lembrar seu passado medieval. Devido sua localização estratégica, a cidade sofreu muito com as duas Guerras Mundiais. E foi na Segunda Guerra Mundial que seus habitantes quase viram a cidade desaparecer do mapa. Como desde 1940 Le Havre havia sido ocupada pelos nazis e se tornado uma base militar dos alemães, sofreu mais de 100 bombardeios pelos Aliados. Em 1944 ocorreu o bombardeio mais forte, e que destruiu o centro e o porto. Buscavam abater os nazistas e facilitar a entrada e o avance das Tropas Aliadas.
le havre normandia



le havre normandia
Cathedrale Notre-Dame du Havre
le havre normandia
L'église Saint-Joseph du Havre(Igreja São José)

le havre normandia

Depois da destruição, a cidade foi toda reconstruída pelo arquiteto Auguste Perret, o “poeta do cimento”. Em 2005 recebeu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO pelo exemplo de urbanização e arquitetura do pós-guerra, e pela exploração inovadora do concreto aliada com o traçado antigo. É a única cidade cuja arquitetura moderna recebeu esse título da UNESCO. Pela inovação, pode até ser, mas beleza e estética, deixa muito a desejar.

Em 1982 foi inaugurado o Centro de Cultura, uma obra de Oscar Niemeyer, chamada Le Volcan (O Vulcão), que consiste em dois auditórios de tamanhos diferentes. 


le havre normandia


Mas nem tudo é cinza, também há flores!

Há muitos jardins e praças espalhados por toda a cidade, bem parecidos como quando se vê nos filmes sobre a França.

E ciclovias em quase todas as ruas. 


le havre normandia


le havre normandia


le havre normandia


Antes de chegarmos, as notícias eram as piores: o sol quase não era visto por essas bandas. E o frio tomava conta da cidade até no verão.

Tcharan!!!!!!! Pois então, trouxemos o sol!!! Alguns dias faz um calorão, “benza Deus”!

A praia tem cerca de 2 km. de extensão e é toda de pedrinhas. Areia só quando a maré está baixa.
O que achei mais interessante, é que há umas casinhas na praia, e ali o pessoal guarda as coisas que usa como cadeiras, sombrinhas e barraca. Imagino que devem ser alugadas.

A infra-estrutura no passeio marítimo é bem legal. Há um parquinho e uma piscina para as crianças, restaurantes, quadras de areia e basquete e uma pista de skate/patins/patinete, que é a maior da França.

le havre normandia


le havre normandia

Le Havre é o berço do Impressionismo, movimento cultural e marco inicial da arte moderna. Segundo o artista Boudin, foi um “movimento que leva a pintura à pesquisa da luz total do espaço exterior.”

O termo surgiu de uma das primeiras obras de Claude Monet, “Impressão, Nascer do Sol” (1872), quando foi analisada de maneira pejorativa por um crítico de arte. O quadro retrata um instante de uma manhã no porto de Le Havre. 

Eugène Boudin e Claude Monet viviam aqui e se conheceram nas praias da Normandia, quando o primeiro trabalhava com pintura ao ar livre.

A segunda maior coleção impressionista da França está em Le Havre, no MuMa - Musée d’art Moderne André Malraux. Esse ainda vou visitar! E fica para próxima também, uma visita ao Jardim Botânico – Jardins Suspendus.



le havre normandia

As primeiras impressões estão aqui, já contarei as próximas!


le havre normandia

Tem um museu do cabeleireiro pequeninho e estava fechado, mas me chamou a atenção pelo vidro essa boneca que parece a Noiva do Chuck!. Olha como se faziam antigamente os cachinhos no cabelo! Filme de terror!!



2 comentários

Topo